Microsoft divulga novos recursos de trabalho híbrido em atualizações para o Windows 11

Microsoft divulgou uma série de recursos que integrarão melhor o Cloud PC e desktop local e está incorporando IA ao Windows 11

Author Photo
10:42 am - 08 de abril de 2022
Windows 11

A Microsoft fez uma enxurrada de anúncios sobre novos recursos no Windows 11 e outros aplicativos e serviços, dizendo que os ajustes foram projetados para oferecer melhor suporte a ambientes de trabalho híbridos.

Os anúncios, a maioria dos quais parecem ser atualizações incrementais, vieram como parte do evento virtual “Windows Powers the Future of Hybrid Work” da empresa.

A mudança mais notável proporcionará uma integração mais estreita entre o Windows 11 e o Windows 365, o serviço de virtualização de PC baseado em nuvem da Microsoft. Referido por alguns como “desktop as a service” (DaaS), a Microsoft chama o Windows 365 de “Cloud PC” — ou seja, os usuários obtêm uma experiência completa do Windows que pode substituir a área de trabalho do Windows em um PC.

Em agosto passado, a Microsoft anunciou a disponibilidade geral de seu serviço Windows 365/Cloud PC, que transmite com segurança toda a experiência do Windows – incluindo todos os aplicativos, dados e configurações – para os dispositivos pessoais ou corporativos de um usuário.

Por meio do Windows 365, a Microsoft está dando um grande passo para trazer o Windows para a nuvem, de acordo com Panos Panay, diretor de produtos da Microsoft para Windows & Devices.

As integrações também incluem o Windows 365 Switch, um recurso que permite aos usuários alternar entre uma instância do Cloud PC e um PC desktop real com um único clique. O Windows 365 Boot permite que os usuários inicializem diretamente em um Windows 365 Cloud PC em apenas uma etapa. E o Windows 365 Offline eventualmente permitirá que os usuários trabalhem off-line e, em seguida, ressincronizem automaticamente sem perder dados quando estiverem on-line novamente.

“A sincronização com o PC local seria de maior utilidade para aqueles que ocasionalmente precisam trabalhar off-line, mas à medida que mais informações forem divulgadas, haverá uma imagem mais clara de custos, segurança e casos de uso”, disse Stu Downes, analista da empresa de pesquisa Gartner, cobrindo infraestrutura e operações no local de trabalho. “Os líderes de TI precisarão ser claros sobre os casos de uso para sincronização off-line, uma vez que a principal razão pela qual muitas organizações usam VDI/DaaS é evitar quaisquer dados em repouso no endpoint”.

Downes disse que é encorajador, no entanto, ver a Microsoft continuar investindo e impulsionando novos recursos para DaaS com o Windows 365.

“A ênfase e foco contínuos na virtualização da Microsoft dão confiança aos clientes comerciais para investir em Desktop as a Service”, disse ele. “Os dados do Gartner mostram que 72% dos líderes de TI planejam aumentar o investimento em DaaS”.

Panay disse que as novas atualizações são apenas o começo da integração em nuvem do Windows e da Microsoft.

Muitos dos outros anúncios que a Microsoft fez parecem mais ajustes incrementais anunciados como o futuro das ferramentas orientadas para o trabalho, e a Microsoft permaneceu vaga sobre quando as atualizações estariam disponíveis. Alguns, como Voice Clarity e Voice Focus, devem ser lançados nos próximos “alguns meses”.

A Microsoft enquadrou suas atualizações de videoconferência em torno do uso de inteligência artificial (IA), dizendo que os próximos recursos enquadram automaticamente a câmera de um PC para focar novamente em um alto-falante, mesmo que eles se movam. Clareza de voz, foco de voz e desfoque de fundo são todos projetados para reduzir as distrações visuais e de áudio em segundo plano.

Um novo recurso baseado em IA é chamado de “contato visual”; ele visa melhorar o contato visual durante reuniões virtuais e videochamadas para que os participantes pareçam estar olhando para a câmera em vez de para baixo ou longe dela.

Os recursos foram implementados em soluções de conferência (incluindo Teams) em vários graus nos últimos dois anos, disse Stephen Kleynhans, vice-presidente do Gartner.

“De fato, o Teams liderou o caminho com muitos desses recursos”, disse Kleynhans. “O que está mudando aqui é que esses recursos estão se movendo para o sistema operacional, o que, em teoria, os torna mais consistentes e melhor ajustados aos recursos específicos do dispositivo.

“Ele também deve disponibilizá-los em todas as diferentes ferramentas de conferência e comunicação que usamos diariamente. Eventualmente, isso deve ajudar com os problemas que todos têm ao alternar entre diferentes ferramentas de conferência em diferentes reuniões ao longo do dia”.

O Windows 365/Cloud PC da Microsoft é um serviço de virtualização baseado em nuvem que se baseia – e complementa – a Área de Trabalho Virtual do Azure. O Windows 365 permite que os usuários levem sua área de trabalho, aplicativos, ferramentas, dados e configurações do Windows 10 ou Windows 11 para dispositivos não Windows, incluindo PCs, Macs, iPads, dispositivos Linux e dispositivos Android. A Microsoft posicionou o Windows 365/Cloud PC como ideal para cenários de trabalho híbridos, como funcionários de integração/desligamento remotos, capacidade de computação para cima (e para baixo), proteção de ambientes da nuvem e suporte a forças de trabalho em crescimento e contratação, incluindo aqueles em situações de trabalho de linha de frente.

A Microsoft também anunciou atualizações para o File Explorer, sua ferramenta para permitir que os usuários encontrem arquivos rapidamente e os fixem em abas específicas, reduzindo para um clique o que costumava levar seis, de acordo com Panay.

“O Explorador de Arquivos redesenhado e baseado em nuvem torna mais fácil encontrar o que você está procurando, permitindo que você veja todos os arquivos em um local centralizado”, disse Panay.

O Windows 11 também adicionará “sugestões contextuais” fornecidas pelo Context IQ para recomendar conteúdo e contatos relevantes no Windows – incluindo conteúdo para a nuvem.

“Por exemplo, posso ver quais arquivos posso querer, incluindo arquivos nos quais meus colaboradores frequentes estão trabalhando e aos quais também tenho acesso”, explicou Wangui McKelvey, gerente geral do Microsoft 365, em uma postagem no blog. “Com abas no Explorador de Arquivos, poderei realizar várias tarefas e encontrar vários arquivos ao mesmo tempo”.

A adição de guias permite que várias pastas sejam abertas em uma janela. O recurso de guias foi testado inicialmente em aplicativos do Windows 10, em um recurso chamado “conjuntos”, que incluía suporte para guias dentro do Explorador de Arquivos e guias em todos os aplicativos do Windows. A tecnologia nunca foi incorporada ao Windows 10.

“A coisa das guias do Explorador de Arquivos é realmente específica do usuário”, disse Kleynhans. “Algumas pessoas adoram guias e acham uma maneira mais fácil e limpa de organizar o que estão fazendo. Outros preferem várias janelas. O ponto real aqui é que agora você tem a escolha”.

Existem algumas tarefas, como arrastar e soltar arquivos entre locais, que funcionam bem em um “modo de janela”, disse Kleynhans.

“As guias, por outro lado, devem dar a você a capacidade de ter locais fixos para os quais você pode pular rapidamente (uma guia de trabalho, uma guia de projeto ou até uma guia pessoal)”, disse ele. “O quão bem isso funciona na prática vai depender dos detalhes da implementação, que ainda não vimos”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.