Microsoft assina contrato com Governo Federal para oferecer descontos

O catálogo contempla licenças on-line e on-premises de mais de 2 mil itens da empresa, gerando economia mínima de 22,71% para o governo

Author Photo
12:00 pm - 06 de julho de 2020

Na última quinta (2) a Microsoft e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia formalizaram a assinatura de um contrato no qual a empresa de Redmond oferece ao governo um catálogo com mais de 2 mil itens, com descontos tanto para as licenças on-premises (licenças para instalação em ambiente interno) como para as permissões on-line (licenças que funcionam em ambiente de computação em nuvem)”. 

“Esse acordo é fruto do compromisso da Microsoft de pavimentar caminhos que auxiliem na transformação digital do governo, possibilitando a contratação de produtos e serviços de tecnologia que são peça-chave para a inovação, ganho de eficiência e agilidade, e para a entrega de melhores serviços ao cidadão”, afirmou em comunicado Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.   

O acordo finaliza uma negociação que começou em setembro do ano passado, quando a SGD publicou um catálogo com preços máximos que poderão ser cobrados em licitações de produtos da Microsoft. Na época, o órgão explicou que os gastos com a empresa chegaram a R$ 1 bilhão, no período de 2012 a 2018, e que a medida foi tomada como uma proposta de redução de custos. 

Na época, a Secretaria esperava alcançar uma economia de até 35% com o remanejamento de preços. Após acordos, chegou-se a uma economia mínima de 22,71% nas compras da Microsoft. Na época, o órgão informou que também conversaria com outras empresas de tecnologia cujas soluções são utilizadas no governo, como Oracle, IBM, VMware e Red Hat

Com validade pelos próximos 12 meses, o acordo é extensível aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, pertencentes às esferas federal, estadual e municipal, e compreende ferramentas de colaboração e produtividade, como o Office 365, a serviços da plataforma de dados da Microsoft, incluindo BI e Analytics. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.