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Microsoft adquire Activision Blizzard por US$ 68,7 bi e mira em entretenimento e metaverso

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (18) a aquisição da Activision Blizzard, gigante do setor de jogos eletrônicos e dona de franquias como Warcraft, Diablo, Overwatch e Call of Duty. Quando a aquisição for confirmada, a Microsoft se tornará a terceira maior companhia do mundo no setor de jogos eletrônicos, atrás apenas da Tencent e Sony.

Segundo a Microsoft, a compra permitirá à empresa acelerar seu crescimento em áreas ligadas aos jogos eletrônicos, incluindo em mobile, PC e consoles. A negociação, diz a Microsoft, também proverá “blocos de construção” para o metaverso.

“Games têm sido fundamentais para a Microsoft desde nossos primeiros dias como empresa”, afirmou Satya Nadella, CEO da Microsoft, em uma nota aos funcionários da empresa. “Hoje, é a maior e mais rápida forma de entretenimento e, à medida que os mundos digital e físico se unem, desempenhará um papel crítico no desenvolvimento de plataformas metaverso.”

Em 2021, vale lembrar, a companhia já havia investido US$ 7,5 bilhões na aquisição da ZeniMax, companhia da qual a produtora de jogos Bethesda é parte. “Estamos investindo profundamente em conteúdo de classe mundial, comunidade e nuvem para inaugurar uma nova era de jogos que coloca jogadores e criadores em primeiro lugar e torna os jogos seguros, inclusivos e acessíveis a todos”, completou Nadella.

Até que a transação seja concluída, a Activision Blizzard e a Microsoft Gaming continuarão operando de forma independente. Após a conclusão, a Activision Blizzard reportará a Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming. Bobby Kotick continuará como CEO da Activision Blizzard.

O anúncio da aquisição acontece em um momento conturbado para a Activision Blizzard. Em julho de 2021, o governo da Califórnia abriu processo contra a empresa por conta de inúmeras denúncias relacionadas à uma cultura de trabalho tóxica e abusiva. No caso, há denuncias de casos de assédio sexual e de disparidade salarial entre trabalhadores de diferentes gêneros.

Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, sinalizou que a Microsoft buscará a promoção de um ambiente mais inclusivo em todas as empresas que são parte da companhia. “Valorizamos profundamente as culturas de estúdio individuais. Acreditamos também que o sucesso criativo e a autonomia andam de mãos dadas com o tratamento de cada pessoa com dignidade e respeito. Mantemos todas as equipes e todos os líderes nesse compromisso. Estamos ansiosos para estender nossa cultura de inclusão proativa para as grandes equipes da Activision Blizzard”, escreveu.

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