Metade das operadoras não têm conhecimento para encontrar e corrigir vulnerabilidades

Relatório da Trend Micro e da GSMA revela que maioria, no entanto, vê segurança como oportunidade oriunda do 5G

Author Photo
10:20 am - 14 de julho de 2021
setor de telecom, antenas, 5G, 4G

Quase sete em cada dez (68%) operadoras de telecomunicações globais vendem serviços de conectividade sem fio privadas para clientes corporativos – ou planejam comercializar essa modalidade até 2025 –, e quase metade (45%) consideram extremamente importante investir em segurança para alcançar metas de receita empresarial de longo prazo. Para 77%, segurança pode inclusive ser uma oferta dentro do portfólio de rede privada.

No entanto 48% das operadoras citam falta de conhecimento ou ferramentas adequadas para descobrir vulnerabilidades, o que é elencado como um dos principais desafios de segurança para o 5G. Além disso, 39% têm um grupo limitado de especialistas em segurança e 41% lutam contra vulnerabilidades de virtualização de rede.

Todos esses dados fazem parte de um relatório da Trend Micro divulgado esta semana e feito em parceria com a GSMA Intelligence, braço de pesquisas da associação global GSMA. Ela revela uma lacuna na capacidade de segurança das operadoras, em muitos casos ainda não preenchida por parcerias do setor.

“O estudo revela uma possível desconexão na forma como as operadoras veem a segurança”, diz Ed Cabrera, diretor de segurança cibernética da Trend Micro, em comunicado. “É óbvio que elas entendem os riscos e têm um desejo muito real de lidar com as preocupações de segurança cibernética. No entanto, algumas equipes estão tentando resolver o problema sem a expertise de especialistas em segurança ou fornecedores especializados.”

O relatório é baseado em duas pesquisas, abrangendo 100 tomadores de decisão de operadoras de todo o mundo, além de 2.873 empresas de oito verticais e 18 países. O texto completo pode ser baixado (em inglês) nesse link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.