Melhoramentos usa IoT e IA em sistema de monitoramento florestal

Sistema SmartForest prevê redução de custos de inventário florestal de 18% nos próximos cinco anos

Author Photo
3:40 pm - 30 de outubro de 2024
Dispositivos instalados nas árvores da floresta da Melhoramentos (Imagem: Divulgação/Treevia)

A Melhoramentos, companhia que controla empresas dos setores editorial, florestal e imobiliário, está usando internet das coisas (IoT) para fazer o manejo de eucalipto usado na produção da fibra de celulose. O sistema de monitoramento e inventário florestal também aplica inteligência artificial nos mais de 7 mil hectares de áreas de floresta.

O sistema, chamado de SmartForest, foi desenvolvido pela Treevia e prevê ganhos como a redução de 18% nos custos de inventário florestal nos próximos cinco anos. Dentre os benefícios obtidos pela companhia estão a captura de informações detalhadas sobre o crescimento das árvores, temperatura e variações climáticas.

Até 2025, a empresa diz que irá implantar em suas florestas os dispositivos IoT que farão medições automáticas a cada cinco minutos. As áreas monitoradas estão localizadas em Camanducaia, distrito de Monte Verde (MG).

“Enquanto empresa de tecnologia, nosso papel é melhorar o manejo florestal, fornecendo dados e ferramentas tecnológicas poderosas, para suporte à tomada de decisão. Porém, apenas dados não bastam, eles precisam ser consumidos e analisados (…)”, diz em comunicado Esthevan Gasparoto, CEO da Treevia.

Leia ainda: Resultados da Microsoft acendem alerta sobre desafios na adoção de IA corporativa

Antes do projeto, o controle e medição florestal seguiam métodos tradicionais, com uso de mapas em PDF e medições manuais de parcelas de inventário divididos em lotes de 400 m². A nova solução substitui o sistema por uma abordagem baseada em mapas digitais em um aplicativo de coleta, além de um software de processamento em nuvem, medição automática via IoT e processamento automatizado.

“A nova tecnologia veio para revolucionar a nossa gestão florestal e nos trazer mais precisão, eficiência e redução de custos, integrando as diferentes etapas de coleta, processamento e análise dos dados florestais em uma única plataforma automatizada”, diz Thomas Meyer, diretor da unidade florestal da Melhoramentos.

Toda a base histórica de dados será transportada para o novo sistema para que seja possível realizar planejamento de instalação dos equipamentos de monitoramento em campo. O novo sistema de monitoramento promete facilitar a tomada de decisões para o manejo florestal, incluindo a escolha de espécies mais adequadas para diferentes condições climáticas, definição do tipo de adubo e espaçamento entre plantas, entre outros aspectos.

Os dispositivos de IoT medem as árvores a cada cinco minutos, o que possibilita acompanhar, por exemplo, o crescimento diário e a quantidade de CO2 capturado por elas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.