McDonald’s compra startup para levar inovação para drive-thru

Aquisição da Dynamic Yield custou à rede US$ 300 milhões. Sistema analisará dados para personalizar e otimizar compras

Author Photo
1:00 pm - 02 de outubro de 2019

O McDonald’s comprou a startup de inteligência artificial e machine learning Dynamic Yield por US$ 300 milhões. Com a compra, a gigante de fast food espera investir em drive-thru inteligentes, que sugerem itens diferentes com base uma análise de diversos fatores.

O sistema a ser desenvolvido deve analisar fatores como clima, hora, eventos locais, quantidade de clientes e demandas dentro do restaurante, quantidade de carros nas ruas próximas, dados históricos de vendas e itens populares.

No ano passado, o McDonald’s testou sistemas de inteligência artificial em diversos restaurantes da rede. O vice-presidente executivo e diretor de informações globais, Daniel Henry, disse em entrevista à Wired, que espera ver o sistema inteligente otimizando mais de 1000 restaurantes nos próximos três meses. O objetivo é otimizar todos os 14 mil restaurantes da rede nos EUA.

O McDonald’s também tem planos de adicionar os sistemas de inteligência artificial a pontos de venda eletrônicos (sistema de venda por máquinas, sem funcionários) e em seu aplicativo móvel.

Mesmo com a compra, a Dynamic Yield ainda deve continuar operando como uma empresa independente, mantendo clientes como Ikea, Sephora e Urban Outfitters, segundo informações do Engadget.

Henry conta ainda que a empresa pode, eventualmente, desenvolver um sistema de reconhecimento de placas, que sugere determinados itens, conforme identifica clientes pela placa do carro, mostrando um cardápio adaptado de acordo com o histórico de compras de cada consumidor.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.