Os hábitos e expectativas dos consumidores estão passando por uma mudança radical, em alguns setores de atividade, como o turismo, as transações online representam quase 80% do volume total de vendas. Este foi o tema que dirigiu as discussões no painel “Maturidade em Data-Driven Marketing nas empresas brasileiras”, apresentado durante o Adtech&Data, evento de convergência de tecnologia e publicidade do Brasil, promovido pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) no Teatro Santander, em São Paulo.
O painel foi apresentado por Carolina Medina, Google Marketing Platform Product, Alliances & Business Development Lead no Google, e Eduardo Leone, Sócio e Líder de Marketing do BCG no Brasil, o outro participante da discussão, que divulgaram os resultados de pesquisa conjunta sobre o nível de maturidade no Brasil em relação ao marketing orientado por dados, realizado com 60 empresas de 10 setores de atividade.
“Enquanto mais de 60% das empresas no Brasil ainda estão em fase inicial em termos de maturidade, na Europa metade das organizações já estão digitalmente avançadas”, afirmou Carolina, que relatou que os setores automotivo e financeiro estão entre os mais maduros no uso de marketing dirigido por dados. “Nove em cada dez empresas não possuem sites com personalização avançada, e 44% não possuem personalização alguma”, comentou.
“Como avançar?”, questionou Leone. Ele defendeu como caminho a ser seguido o uso de viabilizadores técnicos e organizacionais, que incluem a realização de parcerias estratégicas, a mudança para uma cultura ágil, de testes e aprendizado, e novos modos de operação de campanhas. “São catalisadores da maturidade digital a capacidade de conectar dados, a automação de processo e integração de tecnologias, além da capacidade de mensurar resultados”, detalha.
Além deste painel, a agenda do Adtech&Data contempla temas urgentes para o mercado publicitário, tais como os impactos da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), a importância da adoção de modelos de atribuição para a definição da destinação das verbas na publicidade digital e o marketing dirigido por dados. O evento tem como patrocinadores master Adobe, Globo, UOL AD_LAB, Taboola e Spotify, e como patrocinadores ouroAppNexus, Mercado Livre, OLX e Vivo Ads.
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