Marketing guiado a dados reforça maturidade digital

Os hábitos e expectativas dos consumidores estão passando por uma mudança radical, em alguns setores de atividade, como o turismo, as transações online representam quase 80% do volume total de vendas. Este foi o tema que dirigiu as discussões no painel “Maturidade em Data-Driven Marketing nas empresas brasileiras”, apresentado durante o Adtech&Data, evento de convergência de tecnologia e publicidade do Brasil, promovido pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) no Teatro Santander, em São Paulo.

O painel foi apresentado por Carolina Medina, Google Marketing Platform Product, Alliances & Business Development Lead no Google, e Eduardo Leone, Sócio e Líder de Marketing do BCG no Brasil, o outro participante da discussão, que divulgaram os resultados de pesquisa conjunta sobre o nível de maturidade no Brasil em relação ao marketing orientado por dados, realizado com 60 empresas de 10 setores de atividade.

“Enquanto mais de 60% das empresas no Brasil ainda estão em fase inicial em termos de maturidade, na Europa metade das organizações já estão digitalmente avançadas”, afirmou Carolina, que relatou que os setores automotivo e financeiro estão entre os mais maduros no uso de marketing dirigido por dados. “Nove em cada dez empresas não possuem sites com personalização avançada, e 44% não possuem personalização alguma”, comentou.

“Como avançar?”, questionou Leone. Ele defendeu como caminho a ser seguido o uso de viabilizadores técnicos e organizacionais, que incluem a realização de parcerias estratégicas, a mudança para uma cultura ágil, de testes e aprendizado, e novos modos de operação de campanhas. “São catalisadores da maturidade digital a capacidade de conectar dados, a automação de processo e integração de tecnologias, além da capacidade de mensurar resultados”, detalha.

Além deste painel, a agenda do Adtech&Data contempla temas urgentes para o mercado publicitário, tais como os impactos da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), a importância da adoção de modelos de atribuição para a definição da destinação das verbas na publicidade digital e o marketing dirigido por dados. O evento tem como patrocinadores master Adobe, Globo, UOL AD_LAB, Taboola e Spotify, e como patrocinadores ouroAppNexus, Mercado Livre, OLX e Vivo Ads.

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

3 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

7 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

8 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

8 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

9 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

10 horas ago