Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Procurador alega a participação de Zuckerberg nas decisões que levaram à violação de privacidade usuários

Author Photo
1:37 pm - 25 de maio de 2022
mark zuckerberg

Mark Zuckerberg, CEO e fundador da Meta, empresa-mãe do Facebook, foi processador pela procuradoria de Washigton D.C por “responsabilidade direta” no caso Cambridge Analytica. O escândalo envolveu a violação de privacidade de milhões de usuários do Facebook através da coleta ilegal de seus dados.

O procurador-geral do Distrito de Colúmbia, Karl A. Racine, alegou que Zuckerberg teve participação ativa nas decisões que levaram à Cambridge Analytica a poder analisar os dados dos usuários da rede social.

“Essa violação de segurança sem precedentes expôs dezenas de milhões de informações pessoais de americanos, e as políticas de Zuckerberg permitiram um esforço de vários anos para enganar os usuários sobre a extensão da conduta ilícita do Facebook”, disse Racine em comunicado enviado ao The Washington Post.

Leia mais: De olho em eleições, Meta muda forma de fazer anúncios com temas sociais

Segundo Racine, este processo é “necessário” e envia uma mensagem aos líderes corporativos, incluindo os CEOs, de que todos serão responsabilizados por suas ações.

Ocorrido há quatro anos, o incidente da Cambridge Analytica envolveu a coleta de informações de milhares de usuários e de seus contatos dentro do Facebook por Aleksandr Kogan, professor da Universidade de Cambridge. Kogan passou as informações, incluindo aquelas de usuários que não haviam consentido com a coleta, para a Cambridge Analytica.

A empresa colaborou com a equipe de Donald Trump, durante as eleições de 2016, e prestou consultoria política para a campanha pró-Brexit, no Reino Unido. Zuckerberg aceitou publicamente a responsabilidade pelo ocorrido.

*Com informações de The Washington Post

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.