De olho em eleições, Meta muda forma de fazer anúncios com temas sociais

Mudanças passam a valer a partir do final de junho. Anúncio deverão receber rótulo do anunciante

Author Photo
2:56 pm - 21 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

Com a aproximação das eleições 2022 no Brasil, a Meta, antigo Facebook, anunciou mudanças que impactam anúncios sobre temas sociais, o que inclui peças que buscam influenciar a opinião pública. A partir do final de junho, anunciantes que optarem por veicular anúncios sobre temas sociais precisarão passar por um processo de autorização e aplicar um rótulo que indica quem está pagando por aquele anúncio.

O objetivo, segundo a empresa, é trazer mais transparência e autenticidade para esses conteúdos.

Na prática, anúncios com temas de interesse comum como Direitos Civis e Sociais, Imigração, Valores Políticos e Governança, Crime, Economia, Segurança e Política Externa, Política Ambiental, Armas, Saúde e Educação, serão considerados pela Meta como anúncios que deverão passar por essa revisão e rotulagem.

Leia também: Meta anuncia parcerias com organizações brasileiras para o metaverso

“Qualquer anúncio sobre temas sociais, sobre política e eleições no Facebook e Instagram que não tiver um dos rótulos poderá ser removido da plataforma e arquivado na Biblioteca de Anúncios, e disponíveis para consulta durante sete anos”, avisou a Meta.

Desde 2018, os anunciantes que queiram fazer anúncios sobre política e eleições, precisam passar por um processo de autorização, e aplicar um rótulo “Pago por” ou “Propaganda Eleitoral” em seus anúncios. Em 2020, essa autorização passou a ser obrigatória. A regra é válida para qualquer anunciante que veicule anúncios que façam referências a figuras políticas, partidos ou eleição – e, a partir de agora, sobre temas sociais. Os conteúdos também são adicionados na Biblioteca de Anúncios por sete anos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.