Meta anuncia parcerias com organizações brasileiras para o metaverso

Quatro instituições no Brasil participam de programas e fundos de pesquisa para criação de 'metaverso responsável'

Author Photo
9:22 am - 20 de maio de 2022
meta Imagem: Shutterstock

A Meta anunciou dez novos parceiros que passam a integrar suas iniciativas de fundos de pesquisa e programas XR (Realidade estendidas). Quatro das organizações parceiras são brasileiras – ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), IRIS (Institute for Research on Internet and Society), Safernet e IP.Rec.

Segundo comunicado da Meta, serão destinados ao longo de dois anos US$ 50 milhões para projetos e pesquisas externas que ajudem a empresa na “construção responsável do metaverso, com bem-estar e segurança”.

Por meio do fundo, a empresa que detém o Facebook, Instagram e WhatsApp pretende colaborar com parceiros na indústria, grupos de direitos civis, governos, organizações sem fins lucrativos e instituições acadêmicas para determinar o desenvolvimento de tecnologias.

Leia mais: Estamos nós destinados a trabalhar no metaverso?

O metaverso é um conjunto de espaços virtuais que podem ser criados e explorados por pessoas que não estão num mesmo espaço físico. Para muitos, se trata de uma nova versão da internet como a conhecemos.

Como parte do programa, o ITS Rio vai estabelecer um hub de especialistas para identificar e informar oportunidades e desafios de inovação do metaverso nos países da América Latina, particularmente no Brasil.

Já o IRIS estudará privacidade e proteção de dados em tecnologias imersivas no contexto das políticas e estruturas de governança existentes.

A Safernet (Brasil) organizará um programa que inclui workshops e hackathons para discutir a segurança de mulheres e crianças em experiências de realidade virtual e aumentada.

Por fim, o IP.Rec (Brasil) analisará as políticas públicas brasileiras aplicáveis ​​à realidade virtual e aumentada.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.