Estamos nós destinados a trabalhar no metaverso?

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, diz que eventualmente trabalharemos o dia todo em realidade virtual. Acho que ele está errado; aqui está o porquê

Author Photo
11:30 am - 18 de março de 2022
metaverso

Em uma entrevista recente com Lex Fridman, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, descreveu um futuro em que nosso local de trabalho existiria no chamado “metaverso”.

Nosso trajeto envolveria pouco mais do que colocar um par de óculos de realidade virtual (VR). Uma vez conectado, vamos interagir com colegas por meio de avatares, participar de reuniões, fazer apresentações e fazer todo o nosso trabalho em um mundo de realidade virtual.

Em vez de sentar em uma mesa na frente de um teclado e tela, vamos nos sentar em frente a um teclado virtual e tela virtual, fazendo nosso trabalho como antes, mas tudo virtualizado.

Zuckerberg especificou a virtualização de até mesmo trabalhos que envolvem digitação – como escrita e codificação – onde a VR seria preferível à realidade porque você poderia ter uma tela virtual de qualquer tamanho – “sua estação de trabalho ideal”, disse ele.

Esse cenário, disse ele, está “não mais do que cinco anos distante”.

As previsões de Zuckerberg, que são mais do que previsões porque sua empresa está investindo bilhões para realizá-las, confrontam os futuristas (especialmente aqueles que escrevem boletins informativos chamados “Futuro do Trabalho”) com a pergunta: O futuro do trabalho é virtual?

Onde Zuck acerta

O amplo argumento de Zuckerberg de que as tecnologias virtuais terão um grande papel a desempenhar no futuro do trabalho está absolutamente correto. Embora tenhamos a tendência de pensar em VR principalmente para jogos ou entretenimento, é verdade que esse poderoso e amplo conjunto de tecnologias encontrará muitos usos na maioria dos setores.

Na verdade, a VR já está desempenhando um papel nos negócios. É usado em marketing (incluindo marketing experimental), treinamento, engenharia e fabricação, mercado imobiliário e outros setores. E só ficará melhor, mais poderoso e mais onipresente nos negócios.

Especificamente, a ideia de realizar reuniões de negócios remotas em espaços virtualizados por meio de avatares se tornará muito normal e uma melhoria poderosa nas reuniões do Zoom.

Como o uso da VR nos negócios é uma certeza, não há nada de surpreendente, novo ou interessante nas previsões de Zuckerberg.

Onde Zuck erra

Zuckerberg está totalmente errado sobre as pessoas usarem óculos de realidade virtual o dia todo e viverem suas vidas profissionais inteiramente em espaços virtuais. Na verdade, o uso de mundos virtuais como uma alternativa à realidade física real é um conceito central da ideia de “metaverso” de Zuckerberg – um conceito especialmente falho.

Sim, no futuro, muitas pessoas passarão a maior parte de suas vidas em realidade virtual. Mas será considerada uma patologia perigosa, tanto um subproduto quanto uma causa de problemas de saúde mental. O uso de espaços e conteúdos virtualizados para o trabalho será usado como uma ferramenta — da mesma forma que usamos os aplicativos hoje. Vamos cair no virtual conforme necessário e, em seguida, voltamos à realidade.

E embora Zuckerberg tenha sugerido que o “metaverso” envolverá realidade aumentada (AR) e VR, ele parece obcecado com a parte de VR; Acho que isso desvirtua suas previsões.

A realidade aumentada, no futuro próximo, servirá como uma tecnologia virtual muito maior e mais atraente, poderosa e utilizável do que a VR, simplesmente porque é desorientador e antinatural existir em VR por longos períodos de tempo. Quando a novidade de VR e AR desaparecer e a qualidade da tecnologia AR melhorar, quase todos – especialmente usuários de negócios – preferirão muito a realidade aumentada à virtual.

A Apple oferece essa visão oposta: ela vê o futuro principalmente como AR, com pessoas entrando em espaços virtuais temporariamente. Em suma, vê as pessoas continuando a viver suas vidas no mundo real e não no mundo virtual. Acredito que a Apple esteja certa.

Hoje, a tecnologia VR suficientemente boa é mais barata e mais fácil do que a tecnologia AR suficientemente boa. E é por isso que parece que a Apple usará a tecnologia VR para AR até que sua AR melhore, como expliquei antes.

O que importa agora

Zuckerberg se autonomeou o principal evangelista e especialista no futuro do que ele chama de “o metaverso”. Mas isso não significa que ele esteja certo. Na verdade, Zuckerberg não é um visionário nem um observador imparcial em suas previsões.

A ideia de que passaríamos a maior parte de nossas vidas em espaços virtuais – a ideia do “metaverso” – é um conceito antigo da ficção científica que sempre foi expresso como um resultado distópico e aterrorizante para a humanidade, não um pivô inteligente para uma empresa de rede social.

Meu conselho: tente ignorar as previsões de Zuckerberg sobre o “metaverso” e fique de olho nas muitas empresas que fazem ferramentas, aplicativos, plataformas e espaços de AR e VR para empresas – e na Apple, que prevejo que dominará esse espaço no mercado na próxima década.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.