ManageEngine investe para crescer no Brasil e recruta parceiros

A indiana ManageEngine nasceu há dez anos em Chennai para levar às equipes de tecnologia da informação as ferramentas necessárias para fornecer serviços e suporte de TI em tempo real. Sua missão desde então foi alçar voos altos não só em seu país de origem, como também no mercado internacional.

O resultado dessa estratégia foi tamanho que a empresa, hoje, tem como seu maior mercado os Estados Unidos, e não a Índia, seguidos do Reino Unido, Índia e China.

No Brasil, sua atuação é mais recente, mas o sucesso veio rápido. Já são 600 clientes em solo nacional e a companhia tem apetite para crescer muito mais, revela Nirmal Kumar Manoharan, diretor regional para América Latina da ManageEngine. Em todo o mundo, o executivo afirmou que 60% das empresas da Fortune 500 contam com soluções ManageEngine.

“Estamos em pleno processo de expansão, contratando pessoas e recrutando parceiros”, afirmou em conversa com o IT Forum 365. Recentemente, a ManageEngine decidiu investir na contratação de uma profissional responsável pelo Marketing no Brasil e o executivo adianta a ampliação do time local em um futuro próximo.

Do lado de parceiros, a companhia conta com três atualmente: a Pinpoint e a Centric, em São Paulo, e a ACSoftware, em Goiânia. Mas Manoharan contou que já iniciou a busca por novos canais para ampliar a capilaridade da empresa e conquistar mercados importantes como Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul e até mesmo São Paulo, onde já conta com uma base relevante. “O desafio é, sem dúvidas, cobrir todo o País. O ecossistema nos dá essa possibilidade”, completou.

Crescer, mas manter a cultura

Manoharan contou que uma das conquistas que a ManageEngine mais se orgulha é o fato de ampliar seus negócios para além das fronteiras da Índia, mas manter sua cultura em todos os locais nos quais atuais.

Mas o que isso significa? “Empoderamos os colaboradores para que eles tomem decisões. No nosso entendimento, a microgestão não funciona. Por isso, damos liberdade para que eles façam escolhas com base na estratégia geral da companhia”, afirmou o executivo.

Transformação digital

Manoharan apontou que a corrida para se destacar em meio à transformação digital tem feito negócios apostarem pesado em tecnologia e, claro, em suporte em tempo real. O objetivo é garantir o alinhamento alinhado entre TI e negócios, possibilitando o desempenho adequado da infraestrutura de TI, incluindo redes, servidores, aplicativos, desktops.

“Nossas ferramentas são intuitivas, o que facilita o uso. Os próprios clientes nos dão esse feedback. Além disso, todas as tecnologias operam no idioma local, o que torna o trabalho mais produtivo”, garantiu ele.

Os números da empresa mostram que, de fato, as organizações registraram grande aceitação das ferramentas da ManageEngine. Tanto é que a empresa vem crescendo 20% ao ano em receita no Brasil e a expectativa para este ano é bastante otimista, de salto de 30%.

Olhar apurado para P&D

Manoharan revelou que a empresa faz constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para levar novos produtos ao mercado. A ManageEngine também usa todo o potencial da sua empresa-mãe, a Zoho Corporation, que foca na oferta de soluções de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), para investir em inovações.

Um exemplo dessa troca está no uso recente de uma ferramenta de business intelligence (BI) para agregar inteligência aos produtos. O próximo passo será a integração de um sistema de inteligência artificial, via chatbot, na ferramenta de atendimento a chamados, para que os usuários resolvam problemas no primeiro nível de atendimento.

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

1 hora ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

2 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

2 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

3 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

4 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

5 horas ago