Mais de 70% dos profissionais de TI querem mudar de emprego, alerta Gartner

Segundo pesquisa, entre todos os C-levels, CIOs são aqueles que mais sofrem para reter talentos

Author Photo
10:29 am - 27 de março de 2022

Os profissionais de tecnologia são aqueles mais inclinados a aceitarem propostas e deixarem seus empregos atuais. Segundo estudo do Gartner, globalmente, apenas 29,1% dos trabalhadores de TI têm intenção de permanecer em seus empregos atuais; enquanto que na América Latina, apenas 26,9% pretendem continuar onde estão.

Os resultados renovam as preocupações dos CIOs que há alguns anos lidam com a falta de mão de obra especializada para expandir seus times, podendo comprometer projetos de transformação digital. Entretanto, novos desafios e o retorno aos escritórios podem piorar o cenário.

Em uma pesquisa do Gartner em 2021, feita com 3.000 funcionários, 65% dos funcionários de TI disseram que a possibilidade de trabalhar de forma remota ou híbrida afetaria suas decisões de permanecer na organização.

“Embora a retenção de talentos seja uma preocupação comum para os líderes de C-Level, os Chief Information Officers (CIOs) estão no epicentro da questão, com uma grande parte de sua força de trabalho em risco”, ressalta Graham Waller, Vice-Presidente e Analista do Gartner.

Leia mais: CIOs se tornam estratégicos sobre retenção de talentos de TI

Waller lembra que há empresas de TI implementando novas políticas de retorno ao escritório apenas para enfrentar demissões em massa, revertendo o curso de suas ações. “Os CIOs provavelmente terão que defender mais flexibilidade no desenho do novo formato de trabalho do que o resto de suas organizações, pois os funcionários de TI são os mais propensos a sair de seus empregos, diante da maior demanda do mercado e maior interesse pelo trabalho remoto do que outros funcionários”, alerta.

Segundo o Gartner, o desafio de retenção de talentos de TI varia de acordo com a faixa etária e a região. Por exemplo, trabalhadores de TI com menos de 30 anos relatam duas vezes e meia menos probabilidade de permanecer do que aqueles com mais de 50 anos.

O Gartner aconselha uma abordagem orientada por dados para identificar os trabalhadores que estão em maior risco, e quais são os mais valiosos, para propor adaptações nas políticas de trabalho híbridas para manter suas equipes engajadas e com alto desempenho.

“Os CIOs que adotam um design de trabalho centrado no ser humano irão contratar, reter e superar aqueles que retornam aos paradigmas de trabalho da era industrial”, conclui Waller.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.