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Mais de 50% das empresas reduzirão investimentos em TI na América Latina

A pandemia da covid-19 tem pressionado uma revisão mais justa do orçamentos em tecnologia das empresas. De acordo com nova estimativa da consultoria IDC, 53% das empresas devem reduzir seus investimentos em TI na América Latina no segundo trimestre de 2020. Entretanto, orçamentos para nuvem híbrida e segurança ganham destaque durante e no pós-pandemia.

Uma retomada, diz a IDC, deve acontecer somente no primeiro trimestre de 2021. “O realinhamento vai levar mais tempo e exigir mais atenção das organizações, que vão precisar adequar seus gastos para atender as principais necessidades durante esse período”, afirmou Luciano Ramos, Gerente de Pesquisa e Consultoria em Enterprise da IDC Brasil. “A crise atual deve continuar por mais 3 ou 5 meses e, no final do ano, já vamos ter superado a fase mais grave”, complementa.

Segundo Ramos, agora é preciso se concentrar no que traz retorno e resiliência ao negócio e no que engaja os clientes. Para a IDC, no primeiro trimestre de 2020, a maioria das categorias de tecnologia experimentou a calmaria antes da tempestade. Um exemplo são as remessas de PCs, que cresceram 4% na América Latina e 16% no Brasil, em comparação com 2019. Ramos conta que muitas empresas de tecnologia relataram aumento sólido de receitas de janeiro a março deste ano.

Um modelo dinâmico e reconfigurável

Para lidar com os desafios que surgem com a pandemia, a IDC afirma que 62,8% das empresas no Brasil estão empregando um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável, 52,4% estão conectando organizações e indivíduos, independentemente de sua localização, situação ou contexto, 40% estão garantindo resiliência na infraestrutura digital e 38,7% gerando confiança nos clientes. “Consumidores e empresas estão priorizando dispositivos como notebooks e tablets, que lhes permitem trabalhar e aprender remotamente”, afirma.

Ainda, 66% das empresas acreditam que os modelos operacionais precisarão ser ativados digitalmente para levar em conta mais automação e soluções sem contato; 66% das empresas afirmam que o trabalho em casa será adicionado ou expandido na política de RH; e 62% afirmam que o modelo de engajamento do cliente (incluindo vendas e suporte) precisará ser expandido em canais digitais e de autoatendimento.

No mercado de telecomunicações na América Latina, as oportunidades de receita estão em UCaaS, gestão Multicloud, segurança, SD-WAN e conteúdo de vídeo. No mercado de dispositivos, as empresas provavelmente interromperão a implantação de smartphones por conta da maior adesão aos laptops e tablets. “As ferramentas de produtividade permitem trabalho, aprendizado e treinamento remoto, e as soluções de VDI e serviços de VoIP ajudam na colaboração”, explica Ramos.

Já no varejo, os consumidores serão influenciados pela incerteza. “A instabilidade diminuirá o apetite por produtos premium e provavelmente produzirá um ciclo de substituição mais longo”, afirma. A IDC também destaca o setor de educação, drasticamente afetado pela pandemia, e acredita que este mercado ainda vai demandar bastante do segmento de hardware.

O que esperar para o pós-Covid-19

Na era pós-Covid-19, a consultoria aponta a nuvem híbrida como a tendência mais importante na América Latina, especialmente em cargas de trabalho críticas. Os investimentos se concentrarão em garantir a continuidade dos negócios no curto prazo e em acelerar iniciativas de transformação digital no médio prazo. “Os provedores de nuvem se tornarão mais influentes no data center e as empresas aumentarão o uso da nuvem pública durante a pandemia, aproveitando sua flexibilidade e escalabilidade”, explica o Gerente de Pesquisa e Consultoria em Enterprise da IDC Brasil.

O impacto imediato está na segurança da rede, especificamente nas soluções que fornecem conexões e acesso seguros. De acordo com Ramos, as organizações que aumentarem seu consumo na nuvem provavelmente também exigirão soluções de segurança baseadas na nuvem, menos complexas para implantar e integrar e em conformidade com a distância social entre profissionais de segurança cibernética e equipe de TI.

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