Categories: NegóciosNotícias

Mais de 40% das empresas no Brasil usam IA nos negócios, diz IBM

A Inteligência Artificial tem se tornado realidade para um número cada vez maior de empresas no Brasil. Segundo pesquisa encomendada pela IBM e realizada pela Morning Consult, 41% das empresas no País implementaram ativamente a tecnologia e 34% relatam que estão explorando seu uso.

A pandemia é colocada como contexto para avanço da adoção da tecnologia e da transformação digital como um todo. De acordo com o estudo, no Brasil o uso da IA está sendo impulsionado por avanços que tornam a tecnologia mais acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).

Esse maior apetite pela IA reflete também nos investimentos. Atualmente, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da IA ​​por meio de sua incorporação em processos e aplicativos.

O estudo também apontou que a Inteligência Artificial deve desempenhar um papel significativo nas iniciativas de sustentabilidade das organizações. Isso porque 66% dos profissionais de TI no Brasil indicaram que, para acelerar suas iniciativas ESG, sua empresa está implementando IA ou tem planos de fazê-lo.

Falta de talentos

A pesquisa apontou que a Inteligência Artificial está também sendo usado para lidar com a escassez de habilidades, automatizando tarefas ou usando aprendizado assistido por IA. 41% dos profissionais de TI no Brasil indicam que suas organizações estão treinando e retreinando seus funcionários para trabalhar em conjunto com novas ferramentas/softwares de automação e IA.

Quase uma em cada quatro empresas na América Latina vê melhorias na redução da escassez de mão de obra e qualificação em seus departamentos de TI.

“Organizações na América Latina, incluindo o Brasil, pesquisadas no IBM Global AI Adoption Index 2022, estão usando a IA hoje para responder aos diferentes desafios e pressões que enfrentam, desde operações de negócios e escassez de habilidades até iniciativas de sustentabilidade”, disse Marcela Vairo, Diretora de Data & AI da IBM Brasil. “Com 83% das empresas no Brasil, seja implementando uma estratégia holística para o uso de IA em suas organizações ou desenvolvendo uma, isso é apenas uma amostra do papel crescente que a IA está desempenhando nos negócios e na sociedade”.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

16 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

16 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

3 dias ago