Mais de 40% das empresas no Brasil usam IA nos negócios, diz IBM

Maior apetite pela tecnologia também reflete em maiores investimentos e uso para lidar com lacunas de habilidades

Author Photo
8:21 pm - 29 de setembro de 2022
inteligência artificial

A Inteligência Artificial tem se tornado realidade para um número cada vez maior de empresas no Brasil. Segundo pesquisa encomendada pela IBM e realizada pela Morning Consult, 41% das empresas no País implementaram ativamente a tecnologia e 34% relatam que estão explorando seu uso.

A pandemia é colocada como contexto para avanço da adoção da tecnologia e da transformação digital como um todo. De acordo com o estudo, no Brasil o uso da IA está sendo impulsionado por avanços que tornam a tecnologia mais acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).

Esse maior apetite pela IA reflete também nos investimentos. Atualmente, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da IA ​​por meio de sua incorporação em processos e aplicativos.

O estudo também apontou que a Inteligência Artificial deve desempenhar um papel significativo nas iniciativas de sustentabilidade das organizações. Isso porque 66% dos profissionais de TI no Brasil indicaram que, para acelerar suas iniciativas ESG, sua empresa está implementando IA ou tem planos de fazê-lo.

Falta de talentos

A pesquisa apontou que a Inteligência Artificial está também sendo usado para lidar com a escassez de habilidades, automatizando tarefas ou usando aprendizado assistido por IA. 41% dos profissionais de TI no Brasil indicam que suas organizações estão treinando e retreinando seus funcionários para trabalhar em conjunto com novas ferramentas/softwares de automação e IA.

Quase uma em cada quatro empresas na América Latina vê melhorias na redução da escassez de mão de obra e qualificação em seus departamentos de TI.

“Organizações na América Latina, incluindo o Brasil, pesquisadas no IBM Global AI Adoption Index 2022, estão usando a IA hoje para responder aos diferentes desafios e pressões que enfrentam, desde operações de negócios e escassez de habilidades até iniciativas de sustentabilidade”, disse Marcela Vairo, Diretora de Data & AI da IBM Brasil. “Com 83% das empresas no Brasil, seja implementando uma estratégia holística para o uso de IA em suas organizações ou desenvolvendo uma, isso é apenas uma amostra do papel crescente que a IA está desempenhando nos negócios e na sociedade”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.