Mais da metade das organizações otimizou processos em TI, diz estudo global

35% fizeram avanços significativos para otimizar gerenciamento de riscos e cibersegurança. Nuvem é tida como maior geradora de otimização

Author Photo
2:15 pm - 13 de fevereiro de 2022
processos Imagem: Shutterstock

Em busca de reduzir custos, riscos e melhorar a agilidade no dia a dia, empresas mundo afora seguem com investimentos em otimização de processos. Estudo global da ServiceNow e ThoughtLab identificou que 35% das organizações fizeram avanços significativos ou muito significativos para otimizar o gerenciamento de risco e de cibersegurança e 35% avançaram na otimização de estratégias e planejamentos. O levantamento ouviu 900 líderes empresariais sêniores.

“A otimização de processos é essencial pois, além de melhorar a velocidade e a agilidade no dia a dia, pode resultar em custos e riscos menores, melhor engajamento de empregados e maior receita”, destaca Dave Wright, diretor executivo de inovação da ServiceNow.

O uso de serviços em nuvem também foi outro ponto recorrente nas respostas dos entrevistados. Utilizada por 76% deles, a nuvem é tida como a maior geradora de otimização. “Isso ocorre dado que, ao oferecer acesso seguro e de qualquer lugar a dados e arquivos, a nuvem ajuda as empresas a ganhar velocidade e agilidade, aumentando assim a eficiência”, complementa Wright.

Leia mais: Alerta para os CIOs: 55% dos profissionais de TI mudaria para o exterior

Há, entretanto, algumas áreas que receberam maior atenção das organizações no quesito esforços de otimização. Segundo o levantamento, 33% dos entrevistados mencionaram ter realizado investimentos em Serviços e TI, seguido de investimentos em Experiência e Atendimento ao cliente (30%). Mais da metade (58%) das organizações afirmou ter modernizado suas plataformas e seus sistemas de TI e pouco menos da metade (46%) melhorou a coordenação entre departamentos e cargos.

Os investimentos em otimização de processos não devem recuar pelos próximos dois anos, com 54% das organizações afirmando planejar otimizar as áreas de gerenciamento de risco, segurança cibernética, experiência de funcionário e fluxos de trabalho. Dos entrevistados, 53% por cento pretendem tomar medidas para melhorar os serviços e o suporte de TI e 50% visam a otimizar a estratégia, o planejamento, a experiência de cliente e o atendimento ao cliente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.