Alerta para os CIOs: 55% dos profissionais de TI mudaria para o exterior

Canadá e Estados Unidos estão entre os países mais desejados pelos profissionais. Salário de técnico em TI pode chegar a US$ 70 mil

Author Photo
9:52 am - 11 de fevereiro de 2022
avião, avião decolando, decolagem, turismo Foto: Shutterstock

A disputa por talentos em tecnologia mundo afora não dá sinais de recuo. Dados compartilhados pelo Boston Consulting Group (BCG) e assessorias de imigração sugerem que CIOs precisam rever estratégias para reter seus talentos. De acordo com pesquisa do BCG, 55% dos profissionais de TI mudariam para o exterior, sendo Canadá e Estados Unidos, os países com maior interesse.

A cada mil pleitos imigratórios realizados em 2021 junto a D4U USA Group, assessoria legal imigratória com escritórios no Brasil e Estados Unidos, 20% deles foram para profissionais de tecnologia. No ano passado, o número de solicitantes aumentou em 152%.

Leia também: Brasileiros são 4ª maior comunidade no LinkedIn com 50 milhões de usuários

“O déficit de profissionais qualificados nos EUA não vai acabar tão cedo. Um profissional com bacharelado e pelo menos cinco anos de experiência em sua área, ou com bacharelado com mestrado (mesmo que com menos de cinco anos de experiência) são considerados profissionais acima da média, logo, elegíveis para pleitear o Green Card. E dependendo do perfil profissional, o processo de emissão do visto permanente pode demorar bem menos de um ano”, explica Wagner Pontes, CEO da D4U USA Group.

Segundo Travel State Gov (Departamento Americano para Assuntos Consulares), o Brasil entrou para a lista dos Top países com mais solicitações de vistos profissionais, aparecendo em 5º lugar para vistos EB1, e em 4º lugar para vistos EB2.

Com a abertura dos consulados em novembro de 2021, o número de vistos de trabalho emitidos no ano ainda não foi divulgado, mas em 2019, 1.389 vistos de trabalho foram emitidos para brasileiros na categoria EB2, e esse número passou para 1.899 em 2020, representando um salto de 36% de profissionais que receberam permissão de viver e trabalhar em solo americano.

A média salarial para profissionais de tecnologia nos Estados Unidos é um dos principais atrativos para a imigração. Um técnico em TI por lá pode chegar a ganhar, em média, US$ 70 mil no ano, enquanto gerentes podem chegar a U$S 190 mil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.