Maioria das startups de IoT brasileiras estão no agronegócio

Maioria absoluta delas (78%) atua no B2B, indica estudo recente da Liga Ventures

Author Photo
10:20 am - 01 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

O número de startups de IoT brasileiras é atualmente de 412 empresas ativas. A maioria delas emprega IoT em no agronegócio (agtechs), com 31%, seguida de produtividade (19%), energia (15%), saúde (14%) e indústria (14%). Os dados são de um levantamento recente da Liga Ventures chamado Startup Landscape: Internet das Coisas.

O estudo mostra evolução de startups ativas. Em 2020 eram 374 empresas, número que em 2023 saltou para 408.

São Paulo segue sendo a casa da imensa maioria dessas empresas (49%); seguido do Paraná (10%), Minas Gerais (9%), Santa Catarina (8%) e Rio de Janeiro (7%). A maioria delas, é claro, tem como público-alvo o mercado B2B (78%), enquanto uma minoria mira o B2C (9%).

Leia também: Embratel lança Centro de Excelência em Inteligência Artificial

Telmo Teramoto, sócio e executivo de contas de inovação da Liga Ventures, diz que os resultados se devem à demanda elevada do agronegócio por soluções de automação, já que a maioria dos processos ainda são ou manuais ou pouco digitalizados, e o uso de IoT “pode apresentar um grande salto de otimização”.

“Essa hipótese parece fazer sentido também quando olhamos as principais aplicações para o mercado B2B – hiper automação de processos, coleta de dados em tempo real, monitoramento e automação de ambientes, rastreamento de produtos e gestão de estoque”, ressalta ele, em comunicado enviado ao IT Forum.

No período entre janeiro de 2023 e maio de 2024, as startups que atuam com IoT receberam cerca de R$ 511 milhões em investimentos, distribuídos em 24 deals.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.