Categories: NotíciasTendências

Maioria na América Latina vê metaverso de forma negativa

Pesquisa da Comscore buscou avaliar a percepção dos internautas na América Latina a respeito do metaverso. O tema suscitou debates na web ao longo dos últimos dois anos, alcançando 2300% mais menções a partir de outubro de 2021, quando o Facebook se apresentou ao mercado como Meta.

Entretanto, a maioria das pessoas parece hesitar quando confrontada com uma possível nova versão da internet. O relatório indica que, entre março de 2020 e março de 2022, o México liderou o número de menções sobre o metaverso (27%) na região, em seguida estiveram o Brasil (22%), Argentina (19%), Colômbia (11%), Chile (11%) e Peru (5%).

Leia mais – Walter Longo: no metaverso, é hora de aprender e coletar dados

Ao analisar mais de 350 tópicos diferentes relacionados ao metaverso, a Comscore elencou os assuntos que geraram mais de 92% das publicações sobre o tema nas redes sociais nestes dois anos: mais de 39% trazem referência ao Facebook/Meta, 17% são sobre o uso da realidade virtual, 15% estão relacionados a empresas e negócios e 11% aos NFTs (Tokens Não Fungíveis). Em relação ao tom dos comentários sobre a tecnologia, 39% ainda são negativos.

“Graças à tecnologia de realidade aumentada e realidade virtual, o Metaverso é um lugar que torna possível melhorar a experiência online, desde as atividades de compras até encontros com os amigos, ou mesmo na forma de transações com ativos digitais e NFTs. É por isso que as conversas sobre o tema giram em torno de múltiplas variáveis que contemplam e tornam possível a sua existência. Contudo, devido a dúvidas e incertezas que instigam os consumidores, apenas 24% dos comentários nas redes em relação ao Metaverso são positivos”, relata Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.

Setores dominantes

O levantamento também apontou os setores mais engajados com a tecnologia na América Latina, com Moda aparecendo em primeiro lugar. O grande volume de menções na categoria se deve ao fato de que, em março de 2022, ocorreu a primeira edição do Metaverso na Fashion Week, com desfiles programados com a ajuda da plataforma de realidade virtual Decentraland. Neste período, a Comscore registrou 1.134 menções sobre o Metaverso nas redes, atreladas principalmente às marcas participantes do evento.

Outros setores que também se engajaram ao Metaverso nas plataformas digitais foram: automotivo, bebidas, mídia, artes e bens imobiliários.

“O Metaverso certamente dominará as novas interações entre marcas e consumidores. Mesmo trazendo muitos questionamentos a respeito do futuro social e das relações humanas, essa inovação envolve uma ampliação da conexão entre pessoas, representadas por seus avatares, por meio da tecnologia. Essa crescente fusão entre real e virtual deve transformar completamente nossos hábitos de consumo”, conclui Ingrid.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

1 hora ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

15 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

1 dia ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 dia ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

1 dia ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

1 dia ago