Maioria na América Latina vê metaverso de forma negativa

Segundo Comscore, apenas 24% dos comentários sobre o metaverso são positivos

Author Photo
10:15 am - 16 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

Pesquisa da Comscore buscou avaliar a percepção dos internautas na América Latina a respeito do metaverso. O tema suscitou debates na web ao longo dos últimos dois anos, alcançando 2300% mais menções a partir de outubro de 2021, quando o Facebook se apresentou ao mercado como Meta.

Entretanto, a maioria das pessoas parece hesitar quando confrontada com uma possível nova versão da internet. O relatório indica que, entre março de 2020 e março de 2022, o México liderou o número de menções sobre o metaverso (27%) na região, em seguida estiveram o Brasil (22%), Argentina (19%), Colômbia (11%), Chile (11%) e Peru (5%).

Leia mais – Walter Longo: no metaverso, é hora de aprender e coletar dados

Ao analisar mais de 350 tópicos diferentes relacionados ao metaverso, a Comscore elencou os assuntos que geraram mais de 92% das publicações sobre o tema nas redes sociais nestes dois anos: mais de 39% trazem referência ao Facebook/Meta, 17% são sobre o uso da realidade virtual, 15% estão relacionados a empresas e negócios e 11% aos NFTs (Tokens Não Fungíveis). Em relação ao tom dos comentários sobre a tecnologia, 39% ainda são negativos.

“Graças à tecnologia de realidade aumentada e realidade virtual, o Metaverso é um lugar que torna possível melhorar a experiência online, desde as atividades de compras até encontros com os amigos, ou mesmo na forma de transações com ativos digitais e NFTs. É por isso que as conversas sobre o tema giram em torno de múltiplas variáveis que contemplam e tornam possível a sua existência. Contudo, devido a dúvidas e incertezas que instigam os consumidores, apenas 24% dos comentários nas redes em relação ao Metaverso são positivos”, relata Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.

Setores dominantes

O levantamento também apontou os setores mais engajados com a tecnologia na América Latina, com Moda aparecendo em primeiro lugar. O grande volume de menções na categoria se deve ao fato de que, em março de 2022, ocorreu a primeira edição do Metaverso na Fashion Week, com desfiles programados com a ajuda da plataforma de realidade virtual Decentraland. Neste período, a Comscore registrou 1.134 menções sobre o Metaverso nas redes, atreladas principalmente às marcas participantes do evento.

Outros setores que também se engajaram ao Metaverso nas plataformas digitais foram: automotivo, bebidas, mídia, artes e bens imobiliários.

“O Metaverso certamente dominará as novas interações entre marcas e consumidores. Mesmo trazendo muitos questionamentos a respeito do futuro social e das relações humanas, essa inovação envolve uma ampliação da conexão entre pessoas, representadas por seus avatares, por meio da tecnologia. Essa crescente fusão entre real e virtual deve transformar completamente nossos hábitos de consumo”, conclui Ingrid.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.