Notícias

Maioria dos consumidores não entende o que é Open Banking

Com o processo de implantação do Open Banking no sistema financeiro brasileiro já adiantado, sob coordenação do Banco Central (BC), a maioria absoluta dos brasileiros sequer entende do que se trata. Apenas 14% afirmam conhecer ou entender o conceito, indica um uma pesquisa realizada pela Bain & Company entre julho e setembro de 2021.

Entre as cerca de 8.500 pessoas ouvidas, 47% disseram que até já ouviram falar da iniciativa, mas não entendem do que se trata.

Leia também: 20% das grandes empresas utilizarão moedas digitais até 2024

Embora o percentual de conhecimento seja baixo, o chamado “awareness” do Open Banking cresceu em relação à pesquisa anterior realizada pelo NPS Prism no primeiro trimestre deste ano. À época, apenas 5% dos brasileiros ouvidos afirmaram conhecer e entender sobre o conceito.

Também diminuiu o número de pessoas que nunca tinha ouvido falar da iniciativa: eram 65% nos três primeiros meses do ano e agora são 39%.

Conhecimento dos impactos

O estudo da B&C mostra que as instituições financeiras investiram na disseminação do conceito, mas não no aprofundamento sobre os impactos para os clientes finais. Isso gera dúvidas acerca dos benefícios.

“A compreensão do conceito de Open Banking é maior em clientes de alta renda, com quase 26% dos respondentes afirmando entender do que se trata no 3º trimestre deste ano”, diz Luiza Mattos, sócia da Bain & Company. “É um aumento significativo sobre o índice de 13% entre os clientes de alta renda registrado no primeiro trimestre.”

A pesquisa também mostrou que o conhecimento dos consumidores é decisivo na intenção de compartilhamento dos dados, e que quem entende o que é Open Banking tem o triplo de probabilidade de compartilhar dados financeiros. Entre esses, 63% têm interesse em compartilhar informações. Entre os que nunca ouviram falar, 20% teriam a mesma intenção.

Benefícios esperados

A pesquisa também tentou entender que benefícios estimulariam o compartilhamento de dados por parte dos consumidores. “Benefícios financeiros” e “melhor atendimento dos bancos/instituições financeiras” ficaram na liderança entre as razões, com 58% e 48% dos respondentes, respectivamente.

Entre as razões para não autorizar estão falta de conhecimento, com 49% dos respondentes indicando que precisam se informar melhor para decidir. Pontos como “estou satisfeito com meus atuais bancos/instituições financeiras” e “não quero que tenham acesso aos meus dados financeiros” foram as demais razões, com 38% e 36%, respectivamente.

Para os brasileiros de alta renda, “melhores condições de investimento”, “cashback nas compras do cartão” e “aumento no limite do cartão” são os principais benefícios que os fariam mudar de ideia e compartilhar dados, todos com 26% dos respondentes. Entre os de baixa renda, “aumento no limite do cartão” é o principal fator com 34% dos respondentes, seguido de “cashback nas compras do cartão” com 27% e “descontos em lojas parceiras” com 23%.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

16 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

17 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

17 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

19 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

21 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

22 horas ago