Luciana Santos será ministra da Ciência e Tecnologia de Lula

Luciana Santos é atual vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB

Author Photo
1:22 pm - 22 de dezembro de 2022
A ministra Luciana Santos. Foto: Paulo Sérgio, Câmara dos Deputados

Luciana Santos será a nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, confirmou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quinta-feira (22).

O anúncio do nome de Luciana foi feito junto a outros 15 ministros que serão parte do novo governo. Também nesta quinta, a equipe de transição, coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também entregou seu relatório final da transição de governo.

Luciana Santos é a atual vice-governadora de Pernambuco e é presidente nacional do PCdoB, partido da base de Lula. Seu nome já estava sendo ventilado há dias para assumir a coordenação da pasta.

Leia também: Fábio Faria é exonerado; Lula deve indicar novo ministro das Comunicações

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responde por, entre outras funções, políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação, e pelo planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades de ciência, tecnologia e inovação.

Natural do Recife, Luciana tem 57 anos e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora do estado de Pernambuco. Ela foi eleita em 2018, junto com Paulo Câmara (PSB). Ambos deixam a gestão do estado no fim deste ano.

Luciana é formada em engenharia. Foi deputada estadual entre 1997 e 2000 e deputada federal entre 2011 e 2018. Também foi prefeita de Olinda por dois mandatos, entre 2001 e 2008. Ocupou ainda a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

*Com informações de G1

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.