Líderes ingleses veem metaverso como futuro do trabalho. Funcionários nem tanto

Segundo pesquisa da Regus, 66% dos líderes consideram metaverso extensão do trabalho híbrido

Author Photo
2:29 pm - 29 de outubro de 2022
desenvolvedor, metaverso Foto: Shutterstock

Uma pesquisa realizada no Reino Unido aponta uma diferença de expectativas entre líderes e colaboradores no que diz respeito ao metaverso corporativo. Enquanto dois terços (66%) dos líderes empresariais veem o metaverso como uma progressão natural do trabalho híbrido, apenas 6% dos colaboradores acham que a empresa para qual trabalham adotará a tecnologia nos próximos 12 meses.

A maioria (33%) espera que esse processo ocorra somente após três ou quatro anos. A pesquisa foi realizada entre 2.000 funcionários de escritórios e 250 altos executivos em maio de 2022 pela Mortar, a pedido da Regus, marca do grupo IWG.

Na visão dos gestores, a plataforma digital terá um impacto significativo na maneira como trabalhamos, ao reunir colaboradores de diferentes locais para interagir por meio de avatares 3D. Cerca de 70% deles esperam aumentar a demanda pelo trabalho flexível, pois reduzirá a necessidade de funcionários se encontrarem em um mesmo local físico.

Leia também: Privacidade é barreira para consumidores embarcarem no metaverso

Os líderes também se mostram otimistas com as perspectivas dos benefício da tecnologia. Para 62%, o metaverso contribuirá com locais de trabalho mais diversos e até mesmo vai melhorar a saúde mental de funcionários, na visão de 57% dos líderes. Mais de 70% acreditam que a plataforma apresentará novas oportunidades de negócios.

Por parte dos funcionários, parece haver mais receio na adoção da tecnologia. Segundo a pesquisa, colaboradores temem que suas empresas não estejam preparadas o suficiente para mergulhar na nova tecnologia. Quase dois terços (63%) acham que seus empregadores vão esperar para ver como outras empresas se saem antes de investir, enquanto menos da metade (46%) acreditam que suas empresas adotarão precocemente o metaverso.

Entre as vantagens do metaverso para os funcionários estão as oportunidades de trabalho remoto (40%) e a comunicação entre os membros da equipe (44%).

Quando se trata de implementar a nova tecnologia, 56% dos líderes dizem que o espaço compartilhado do escritório ainda será fundamental. Dos respondentes, 61% estão tão otimistas em suas perspectivas que acreditam que a tecnologia se tornará crucial para as comunicações entre diferentes escritórios.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.