Categories: Notícias

Liderança eficaz é baseada na comunicação

Quem nunca teve problemas de comunicação que atire a primeira pedra. Aliás, esse é um dos desafios mais comuns nas vidas pessoal e profissional. Mas você já parou para pensar por que eles acontecem? Pela complexidade da mensagem ou mesmo por falta de clareza, sentencia o professor da ESPM, Carlos Murilo Moreno.

Durante workshop realizado pela IT Mídia no IT Forum+, que acontece nesta semana na Praia do Forte (BA), Moreno relembrou um fato pouco disseminado entre talentos de exatas: o especialista em computação é também um especialista em comunicação. “Porque nenhum sistema funciona se a comunicação não for clara.”

Segundo ele, o gerente de TI já foi um dia técnico. Esse profissional evoluiu na empresa, em princípio, por seu conhecimento técnico. Depois que a promoção chega, a comunicação passa a ser vital. “O gerente faz as coisas acontecerem na empresa por meio dos outros”, afirmou o professor. Mas mesmo ciente dessa capacidade, o gerente toda vez que se vê diante de um problema busca resolvê-lo. “Aí, ele cai na armadilha de não fazer o que deve: gerenciar pessoas”, observou.

Uma liderança eficaz, disse, tem de comunicar para a pessoa o que ela deve fazer. “Qualquer função de gerenciamento é uma função de comunicação. Se souber orientar, faz carreira, desde que ele entenda que gerenciar é comunicar”, assinalou.

Mas, afinal, onde moram os problemas de comunicação? Na Teoria da Comunicação, lembrou Moreno, há sempre um emissor, um receptor e no meio uma mensagem. É nesse miolo que entra o ruído, ou seja, qualquer coisa que atrapalhe o entendimento. O entrave, aqui, está no fato de entender que a comunicação não se dá em quem emite, mas, sim, em quem recebe. O feedback, nesse sentido, é fundamental para entender se a outra parte está entendendo o que se quer passar.

Parece simples. Mas as pessoas e as empresas continuam falhando no quesito comunicação e o agravante no mundo corporativo é que a cadeia de comunicação é longa. Por menor que o negócio seja, cada nível que passa, há o risco de o ruído atrapalhar a mensagem.

E uma coisa é certa, aponta Moreno, a informação tende a se perder à medida que é transmitida caso não tenha em seu coração a simplicidade. A diferença cultural, segundo Moreno, também interfere na comunicação e, por isso, conhecer a cultura daqueles com quem você trabalha é fundamental. “Comunicação é diálogo e ainda vemos muita comunicação unilateral”, finalizou propondo uma reflexão aos líderes sobre como eles estão conduzindo suas equipes.

Recent Posts

Sites do governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar

Os sites e serviços online do governo do Rio Grande do Sul estão inoperantes ou…

3 horas ago

Populos, Instituto Eurofarma e Positivo Servers & Solutions lançam programa de capacitação para jovens de baixa renda

A Populos Tecnologia em parceria com o Instituto Eurofarma, uma organização sem fins lucrativos fundada…

6 horas ago

Confira tudo o que aconteceu no IT Forum Trancoso 2024!

Terminou no domingo (05) o IT Forum Trancoso, edição que celebra os 26 anos dos fóruns…

7 horas ago

OpenAI enfrenta novas queixas de privacidade na UE

A OpenAI encontra-se novamente no centro das atenções devido a preocupações crescentes com a privacidade…

8 horas ago

Acordo bilionário entre Google e Apple está sob escrutínio antitruste

Um caso antitruste em curso nos Estados Unidos revelou um acordo financeiro substancial entre o…

9 horas ago

Afya adquire Unidompedro e Dom Luiz e expande vagas em Salvador

A Afya, empresa de educação e soluções médicas mineira, anunciou na semana passada a aquisição…

11 horas ago