Liderança eficaz é baseada na comunicação

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2:07 pm - 26 de agosto de 2016
Liderança eficaz é baseada na comunicação

Quem nunca teve problemas de comunicação que atire a primeira pedra. Aliás, esse é um dos desafios mais comuns nas vidas pessoal e profissional. Mas você já parou para pensar por que eles acontecem? Pela complexidade da mensagem ou mesmo por falta de clareza, sentencia o professor da ESPM, Carlos Murilo Moreno.

Durante workshop realizado pela IT Mídia no IT Forum+, que acontece nesta semana na Praia do Forte (BA), Moreno relembrou um fato pouco disseminado entre talentos de exatas: o especialista em computação é também um especialista em comunicação. “Porque nenhum sistema funciona se a comunicação não for clara.”

Segundo ele, o gerente de TI já foi um dia técnico. Esse profissional evoluiu na empresa, em princípio, por seu conhecimento técnico. Depois que a promoção chega, a comunicação passa a ser vital. “O gerente faz as coisas acontecerem na empresa por meio dos outros”, afirmou o professor. Mas mesmo ciente dessa capacidade, o gerente toda vez que se vê diante de um problema busca resolvê-lo. “Aí, ele cai na armadilha de não fazer o que deve: gerenciar pessoas”, observou.

Uma liderança eficaz, disse, tem de comunicar para a pessoa o que ela deve fazer. “Qualquer função de gerenciamento é uma função de comunicação. Se souber orientar, faz carreira, desde que ele entenda que gerenciar é comunicar”, assinalou.

Mas, afinal, onde moram os problemas de comunicação? Na Teoria da Comunicação, lembrou Moreno, há sempre um emissor, um receptor e no meio uma mensagem. É nesse miolo que entra o ruído, ou seja, qualquer coisa que atrapalhe o entendimento. O entrave, aqui, está no fato de entender que a comunicação não se dá em quem emite, mas, sim, em quem recebe. O feedback, nesse sentido, é fundamental para entender se a outra parte está entendendo o que se quer passar.

Parece simples. Mas as pessoas e as empresas continuam falhando no quesito comunicação e o agravante no mundo corporativo é que a cadeia de comunicação é longa. Por menor que o negócio seja, cada nível que passa, há o risco de o ruído atrapalhar a mensagem.

E uma coisa é certa, aponta Moreno, a informação tende a se perder à medida que é transmitida caso não tenha em seu coração a simplicidade. A diferença cultural, segundo Moreno, também interfere na comunicação e, por isso, conhecer a cultura daqueles com quem você trabalha é fundamental. “Comunicação é diálogo e ainda vemos muita comunicação unilateral”, finalizou propondo uma reflexão aos líderes sobre como eles estão conduzindo suas equipes.

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