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Latam digitaliza registros e deixa de imprimir 3,36 milhões de folhas ao ano

A Latam Brasil foi autorizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para utilizar em toda a sua frota o e-Signature, sistema eletrônico de registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos. Com isso, a companhia deixará de imprimir 3,36 milhões de folhas de papel por ano.

O projeto de digitalização é resultado de um investimento de cerca de US$ 530 mil e foi liderado pela área da Garantia da Qualidade da Manutenção, da Latam Brasil. No orçamento, foi incluída a compra de 438 dispositivos eletrônicos para serem usados pelos mecânicos da companhia.

Com a digitalização, a operação da Latam conseguirá reduzir processos e atividades manuais, algo que, na expectativa da própria empresa, ampliará a produtividade dos 716 mecânicos que realizam manutenções programadas de aeronaves nos aeroportos onde a companhia opera no País.

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“Atualmente, somos a única companhia a utilizar o registro eletrônico em todos os aeroportos em que operamos no País. A tecnologia é uma aliada para que nossos mecânicos executem suas atividades por meio de processos cada vez mais seguros e eficientes, ampliando a disponibilidade das aeronaves para a operação dos voos”, comentou Mauro Jun, diretor de qualidade da Latam Brasil.

O e-Signature substituiu o registro manual impresso de cada ordem de serviço de manutenção programada, atividade que envolve, por exemplo, troca de diversos componentes e itens de segurança da aeronave, além de limpeza e inspeções diárias e mensais.

De acordo com os regulamentos aeronáuticos, todas as atividades de manutenção das aeronaves ou de componentes aeronáuticos devem possuir um registro técnico. Isso se faz necessário para identificar o procedimento realizado, quais referências de manual foram usadas, o responsável pela atividade e, ainda, o período em que as ações foram realizadas.

Agora, os mecânicos de manutenção programada da companhia têm à disposição iPads e tablets para receber as ordens de serviço e consultar os manuais de manutenção. Ao executar cada passo das ações de manutenção, o mecânico inclui sua assinatura usando um pin individual e intransferível. Essa etapa, diz a Latam, torna o processo altamente seguro e sem risco de adulterações e inconsistências de informações.

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