Categories: Notícias

JMalucelli implanta solução da Totvs para otimizar processos

A JMalucelli está prestes a completar 50 anos desde a sua fundação. A empresa atua no ramo de construção pesada, tanto para obras privadas quanto públicas, tendo construído grandes construções como o Viaduto Estaiado de Curitiba e o Trevo Alto Amparo, no Paraná. Manter a gestão do workflow não é fácil e, para isso, a empresa contava com uma ferramenta que deixou de ser disponibilizada.

“Anteriormente, utilizávamos o Webdesk, mas com a descontinuação do software, começamos uma busca por novas soluções no mercado”, conta o coordenador de sistemas da JMalucelli, Daniel Bozza. Em 2013, a equipe optou pelo uso do SharePoint, da Microsoft, que parecia ser a escolha que mais se adequava ao cenário pelo qual estavam passando, afirma o executivo.

O investimento foi pesado, mas depois de um tempo a própria equipe percebeu que o casamento entre a ferramenta e a empresa não estava dando certo.

A escolha da plataforma de colaboração e produtividade Fluig, da Totvs aconteceu depois de perceberem que ela se encaixaria melhor para as necessidades da empresa. O ponto que mais interessou à equipe foi o tempo de entrega da solução, que se encaixava no curto espaço que eles tinham, explicou Jeanfranco Candido, gerente de projetos da empresa.

Todo o desenvolvimento foi realizado pela equipe interna e a principal dificuldade mencionada pelos executivos durante a execução do projeto foi a falta de mão de obra especializada. Para isso, eles tiveram que investir em treinamentos. “Foram três colaboradores que precisaram ser treinados, um vindo de Curitiba e outros dois da central. Foram necessárias três semanas de capacitação”, conta Bozza.

No total, foram gastos cinco meses até que a plataforma de colaboração da Totvs estivesse implementada e pronta para uso.

Melhorias
Entre os principais benefícios citados após a adoção da ferramenta estão os ganhos na facilidade de gerenciamento dos negócios, melhor alinhamento dos colaboradores à plataforma por conta do design amigável, além de economia de papel que, consequentemente, também trouxe economia financeira.

No cenário anterior, o gestor da obra tinha de assinar os papeis para aprovação de qualquer processo e mandá-los para que a diretoria pudesse dar o aval necessário para o pagamento. “Agora, o processo é feito inteiramente por meio do Fluig”, conta Candido. “Deixamos de ter o físico e fazemos tudo por meio do sistema.”

Outro benefício citado pelo executivo foi o contato com novas tecnologias, como HTML5, que estão disponíveis com a ferramenta; a facilidade de integração com o ERP em um curto espaço de tempo; o fator mobilidade, já que também há um aplicativo desenvolvido e entregue pela Totvs; e a agilidade na troca de informações e nas consultas e processos, que podem ser feitas de qualquer lugar. “Com o Fluig, acreditamos ter ganhado vantagem competitiva”, afirma o profissional.

E, embora ainda não dê para o fator “economia financeira” ser mensurado, isso é algo que já dá para ser sentido no dia a dia, de acordo com Bozza. O executivo também conta que o próximo passo é integrar ao sistema a possibilidade de todas as transações serem feitas via mobile.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

20 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

22 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

22 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

24 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago