JMalucelli implanta solução da Totvs para otimizar processos

Author Photo
10:43 am - 22 de junho de 2015
JMalucelli implanta solução da Totvs para otimizar processos
A JMalucelli está prestes a completar 50 anos desde a sua fundação. A empresa atua no ramo de construção pesada, tanto para obras privadas quanto públicas, tendo construído grandes construções como o Viaduto Estaiado de Curitiba e o Trevo Alto Amparo, no Paraná. Manter a gestão do workflow não é fácil e, para isso, a empresa contava com uma ferramenta que deixou de ser disponibilizada.

“Anteriormente, utilizávamos o Webdesk, mas com a descontinuação do software, começamos uma busca por novas soluções no mercado”, conta o coordenador de sistemas da JMalucelli, Daniel Bozza. Em 2013, a equipe optou pelo uso do SharePoint, da Microsoft, que parecia ser a escolha que mais se adequava ao cenário pelo qual estavam passando, afirma o executivo. 

O investimento foi pesado, mas depois de um tempo a própria equipe percebeu que o casamento entre a ferramenta e a empresa não estava dando certo.

A escolha da plataforma de colaboração e produtividade Fluig, da Totvs aconteceu depois de perceberem que ela se encaixaria melhor para as necessidades da empresa. O ponto que mais interessou à equipe foi o tempo de entrega da solução, que se encaixava no curto espaço que eles tinham, explicou Jeanfranco Candido, gerente de projetos da empresa.

Todo o desenvolvimento foi realizado pela equipe interna e a principal dificuldade mencionada pelos executivos durante a execução do projeto foi a falta de mão de obra especializada. Para isso, eles tiveram que investir em treinamentos. “Foram três colaboradores que precisaram ser treinados, um vindo de Curitiba e outros dois da central. Foram necessárias três semanas de capacitação”, conta Bozza.

No total, foram gastos cinco meses até que a plataforma de colaboração da Totvs estivesse implementada e pronta para uso.

Melhorias
Entre os principais benefícios citados após a adoção da ferramenta estão os ganhos na facilidade de gerenciamento dos negócios, melhor alinhamento dos colaboradores à plataforma por conta do design amigável, além de economia de papel que, consequentemente, também trouxe economia financeira. 

No cenário anterior, o gestor da obra tinha de assinar os papeis para aprovação de qualquer processo e mandá-los para que a diretoria pudesse dar o aval necessário para o pagamento. “Agora, o processo é feito inteiramente por meio do Fluig”, conta Candido. “Deixamos de ter o físico e fazemos tudo por meio do sistema.”

Outro benefício citado pelo executivo foi o contato com novas tecnologias, como HTML5, que estão disponíveis com a ferramenta; a facilidade de integração com o ERP em um curto espaço de tempo; o fator mobilidade, já que também há um aplicativo desenvolvido e entregue pela Totvs; e a agilidade na troca de informações e nas consultas e processos, que podem ser feitas de qualquer lugar. “Com o Fluig, acreditamos ter ganhado vantagem competitiva”, afirma o profissional.

E, embora ainda não dê para o fator “economia financeira” ser mensurado, isso é algo que já dá para ser sentido no dia a dia, de acordo com Bozza. O executivo também conta que o próximo passo é integrar ao sistema a possibilidade de todas as transações serem feitas via mobile.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.