Notícias

Java completa 25 anos: relembre trajetória e, afinal, o que podemos esperar para o seu futuro?

No dia 23 de maio, a linguagem de programação Java completa 25 anos desde o dia em que a Sun Microsystems a introduziu pela primeira vez no mundo.

Mesmo entre a ascensão de linguagens rivais, como Python e Go, o Java permaneceu popular entre as empresas. E a linguagem não está parada no tempo, com uma reformulação projetada para resolver os problemas de longa data que estão por vir.

A linguagem surgiu a partir do projeto “Oak”, iniciado em 1991 e liderado por James Gosling. Orientado a objetos, o Java ganhou fama por sua portabilidade. “Escreva uma vez, execute em qualquer lugar”, resume bem sua vocação.

No final de 2006, o Java se tornou open source. Ao adquirir em 2010 a Sun, a Oracle também “levou” o Java. Com a nova casa, a linguagem ganhou sua versão corporativa, o Java EE, lançada pela Oracle para a Eclipse Foundation em 2017, mas ainda manteve a edição básica do Java. O Java padrão agora está sendo lançado a cada seis meses, em oposição a uma cadência de lançamento de aproximadamente três anos como era comum antes.

O que podemos esperar para o futuro do Java?

Os desenvolvedores por trás do Java – incluindo Oracle e a comunidade mais ampla do OpenJDK – mantiveram a plataforma avançando. Lançado há dois meses, o Java 14, ou Java Development Kit (JDK) 14, adicionou recursos, incluindo expressões de chave, para simplificar a codificação, e o JDK Flight Recorder (JFR), para o consumo contínuo de dados JFR.

O próximo Java é o JDK 15, programado para chegar em setembro de 2020, com recursos ainda sendo alinhados. Até agora, os recursos esperados incluem uma visualização de classes seladas, que fornecem controle mais granular sobre o código, e registros, que fornecem classes que agem como portadoras transparentes para dados imutáveis.

Também está em consideração para Java um plano chamado Projeto Leyden, que abordaria “pontos problemáticos a longo prazo” em Java, incluindo presença de recursos, tempo de inicialização e problemas de desempenho, introduzindo imagens estáticas na plataforma.

Popularidade e empregos

O Java continua classificado entre as três principais linguagens de programação nos índices de popularidade de linguagens mais importantes – Tiobe, RedMonk e PyPL. Por um período de cinco anos, desfrutou como a principal linguagem no índice Tiobe até este mês, quando foi ultrapassado pela C, talvez graças à combinação do amplo uso de C em equipamentos médicos e à urgência da pandemia da Covid-19.

No entanto, Java representa um enorme ecossistema e fonte de empregos. Estima-se que existam nove milhões de desenvolvedores Java em todo o mundo em 2017, de acordo com a Oracle. Uma pesquisa recente no site de empregos Dice.com encontrou quase 12.000 empregos relacionados a Java nos EUA, em comparação com aproximadamente 9.000 empregos em JavaScript e 7.600 em Python.

Recent Posts

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

3 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

4 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

4 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

5 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

6 horas ago

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

23 horas ago