Bolsonaro e Elon Musk se encontram para discutir conectividade

Ainda sem contrato, Elon Musk disse ao presidente brasileiro que poderia conectar áreas rurais usando satélites da Starlink

Author Photo
5:07 pm - 20 de maio de 2022
Jair Bolsonaro e Elon Musk Jair Bolsonaro e Elon Musk Créditos: Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou nessa sexta (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da Starlink, no interior de São Paulo. No encontro, conversaram sobre uma parceria do governo brasileiro com a empresa de conectividade sub-orbital Starlink.

Segundo o empresário, a visita seria para viabilizar a conexão de 19 mil escolas brasileiras usando o sistema de satélites de internet. Além disso, a Starlink também auxiliará no monitoramento ambiental da Amazônia.

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, que também participou do encontro, afirmou que o satélite da Starlink poderá contribuir com a preservação da floresta monitorando os desmatamentos.

“Os satélites dele ficam a 550 km da Terra. O satélite pode nos informar que estava ali tendo uma serra elétrica e o governo irá conferir se é um lugar onde está tendo desmatamento legal ou ilegal”, disse.

Leia também: Meta anuncia parcerias com organizações brasileiras para o metaverso

Bolsonaro confirmou que os satélites de Musk poderão auxiliar o governo federal na identificação das queimadas. “Essa participação vai nos ajudar a preservá-la [a Amazônia]”, afirmou.

O presidente afirmou ainda que colocou à disposição do empresário a base de Alcântara para ser usada pela SpaceX. “A base de lançamento de Alcântara está disponível, como conversado entre ele e o comandante da Força Aérea”, afirmou Bolsonaro.

Além do monitoramento da Amazônia, Musk também propõe oferecer internet de banda larga no país em áreas rurais ou de difícil acesso. “E o sonho dele é ajudar na educação conectando as escolas em áreas rurais”, disse o ministro Fábio Faria.

* com informações da Agência Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.