Itaú Unibanco anuncia agência física conectada via 5G

Agência no bairro do Brooklyn, em São Paulo, está conectada pela Vivo Empresas em 3,5GHz graças à licença experimental da Anatel

Author Photo
5:21 pm - 15 de junho de 2021

O Itaú Unibanco e a Vivo anunciaram nesta terça (15) aquela que seria a primeira agência bancária física a utilizar conectividade 5G no Brasil. Ela fica no Brooklin, bairro nobre da zona sul da capital paulista, e conta com conectividade disponibilizada pela Vivo Empresas em caráter de teste. A licença experimental da Anatel considera o uso da frequência de 3,5Ghz.

Segundo o banco, a unidade foi escolhida por estar em região em que já há infraestrutura necessária para o novo tipo de rede móvel.

“Trabalharemos para que possamos expandir a novidade para outras unidades em todo o Brasil, tão logo esse tipo de conexão esteja disponível em mais localidades do País”, diz em comunicado Fábio Napoli, diretor de TI do Itaú Unibanco.

Leia mais: Estudo: no 5G, teles se tornarão provedores estratégicos de nuvem

Por enquanto o 5G vai dar aos clientes e colaboradores da agência mais agilidade no acesso aos sistemas do banco e, consequentemente, às transações. “Além de melhor desempenho, o novo padrão também garante maior disponibilidade dos serviços e evita possíveis interrupções ou gargalos que, em geral, são causados por falhas relacionadas ao cabeamento físico”, diz Napoli.

E expectativa do Ministérios das Comunicações é que o leilão das frequências do 5G aconteça até o fim do mês de julho.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.