Ipsos: Brasileiros buscam benefícios e segurança de dados com Open Banking

Nova edição da pesquisa Open Banking Brasil, da Ipsos e TecBan, mostra que cosumidores querem benefícios claros e demandam proteção contra fraudes

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2:08 pm - 28 de julho de 2021
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Quando questionados sobre o impacto que esperam do Open Banking no sistema financeiro, brasileiros querem benefícios claros para consumidores e a segurança de seus dados. Essas foram as principais descobertas da nova edição da pesquisa Open Banking Brasil, divulgada nesta quarta-feira (28) pela Ipsos/TecBan. Em sua terceira edição, o levantamento analisa hábitos, percepções e sentimentos de brasileiros sobre a tendência que está em implementação no país.

Sobre o que esperam dos apps financeiros no futuro, 57% dos brasileiros colocam a proteção contra fraudes, incluindo atendimento automático caso algo seja detectado, como prioridade. O índice é ainda maior que os 52% registrados na edição anterior da pesquisa, de 2019, o que reforça essa preocupação entre os brasileiros.

Recursos de conveniência ocupam a segunda e terceira posição do ranking. Metade (versus 43% em 2019) diz esperar que mais aplicativos permitam o pagamento de contas, enquanto 48% (versus 36%) dizem buscar que mais apps possibilitem o pagamento de serviços como entrega de comida ou transporte público. Ofertas de descontos com base em hábitos de compras (47%) e ferramentas para gestão de finanças pessoais (43%) também estão entre as mais citadas.

Para mensurar o interesse no open banking, a pesquisa apresentou quatro possíveis caso de uso da tendência ao participantes: ferramenta inteligente para comparação de produtos financeiros; aplicativo financeiro tudo-em-um; aceleração no processo de solicitação de crédito; e pagamentos instantâneos a partir da conta bancária, sem intermédio de cartão de crédito ou débito.

No total, 66% considerou os quatro potenciais serviços apresentados como “relevantes” para consumidores. O resultado representa um aumento considerável quando comparado aos 58%, registrados na pesquisa realizada há dois anos. Cresceu também o percentual de pessoas que acredita que estes serviços são “críveis”, agora em 61% do total. Em 2019, apenas 56% dos consumidores achavam que as ofertas apresentadas seriam, de fato, possíveis.

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Além disso, 54% dos participantes disseram que estariam motivados a se inscrever em serviços como os apresentados. O valor é exatamente o mesmo da pesquisa anterior. As soluções de pagamento instantâneo a partir da conta e o aplicativo financeiro tudo-em-um, no entanto, foram os dois considerados mais “atraentes” ou “muito atraentes”.

Para a Ipsos, o resultado pontua a busca por agilidade e comodidade dos consumidores. Gerente de Pesquisas da empresa, Priscilla Branco afirma que o estudo mostra que os brasileiros estão interessados em conhecer e utilizar novos formatos, desde que eles se mostrem como benefícios para o cotidiano financeiro. “Quando a gente mostra que existem novos serviços que podem aumentar ainda mais o leque de escolha e facilitar o dia a dia, as pessoas entendem que aquilo é relevante e que pode trazer benefícios”, afirma.

Questionados sobre sua disposição em compartilhar informações financeiras pessoais com provedores terceiros para obter diferentes serviços, 40% dos respondentes disseram que teriam “prazer” em fazê-lo. O resultado oscilou negativamente em relação à pesquisa de 2019, quando 44% disseram que o fariam, mas é considerado estável.

A preocupação com o compartilhamento de dados financeiros, no entanto, caiu. No total, 46% afirma estar preocupado com como seus dados compartilhados seriam utilizados por instituições. Em 2018, o valor era de 60%. “O que a pesquisa mostra muito claramente é que as pessoas têm um sentimento de muita cautela em relação à segurança dos dados”, pontua Hélio Gastaldi, diretor de Public Affairs da Ipsos. “Isso, ao mesmo tempo, leva as pessoas a utilizarem um recurso ou serviço que traga mais segurança. Nós vemos as pessoas mais propensas a aceitar um serviço de uma instituição que ela já conhece, como os bancos”.

A pesquisa Open Banking Brasil foi realizada entre os dias 04 e 10 de junho de 2021. Foram realizadas mil entrevistas online com homens e mulheres conectados e bancarizados, entre 18 e 59 anos, e pertencentes às classes A, B e C.

Como os brasileiros interagem com serviços financeiros?

O levantamento trouxe ainda informações sobre como é a interação de consumidores com serviços e produtos financeiros no cotidiano. Dos respondentes, 41% afirmaram ter apenas conta corrente, enquanto 25% disseram apenas ter conta poupança. Do total, 34% possuem ambas.

Quase quatro em cada cinco entrevistados (79%) também afirmou utilizar aplicativo em smartphone ou tablet para lidar com suas finanças pessoais no dia a dia. O internet banking, ou seja, site de bancos, é o segundo meio mais utilizado, empregado por 48% dos respondentes.

A Ipsos destaca, no entanto, o alto número (45%) de respondentes que afirmaram ainda utilizar caixas eletrônicos para ações financeiras. O resultado, aponta a empresa, atesta a importância destes pontos de transação mesmo com o avanço de soluções digitais – em especial na faixa entre 45 e 59, onde 55% diz utilizá-los.

Há, no entanto, um marcador importante de diferença na frequência de uso dessas ferramentas. Enquanto 44% do total de respondentes diz empregar aplicativos de banco diariamente, 73% afirma visitar caixas eletrônicos apenas uma vez a cada 15 dias ou menos.

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