Ipiranga lança programa para capacitar 300 pessoas com deficiência

Inclusão Tech quer preparar PCDs para o mercado de trabalho em TI. Até 25 serão contratados ao final do programa

Author Photo
10:15 am - 25 de fevereiro de 2023
pcd, pessoas com deficiência Foto: Shutterstock

A Ipiranga, com apoio pedagógico da Gama Academy, anunciou essa semana o lançamento do programa Inclusão Tech. Ele foi pensado para capacitar e contratar pessoas com deficiência para atuar com Product Design ou Engenharia de Dados na empresa. Outro propósito do programa é preparar, em nível básico, profissionais para atuarem no mercado de trabalho.

Das 300 pessoas formados, até 25 poderão ser contratadas ao fim do programa.

O programa tem duração de 140 horas na etapa preparatória, com trilhas de ensino voltadas para produtos e dados. Entre os treinamentos, estão metodologias ágeis, UX design, lógica de programação e business inteligence. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos. Não é preciso ter conhecimento técnico prévio ou diploma de graduação em qualquer área relacionada. Todavia, é necessário ter ensino médio completo e disponibilidade para residir no Rio de Janeiro, se necessário.

Leia também: Tech Girls lança modelo de franquias para capacitação de mulheres na TI

“O Inclusão Tech e outras iniciativas da Ipiranga, como os programas Operação Mulher e Construa, são exemplos do nosso trabalho para ampliar efetivamente a pluralidade na companhia e na sociedade, sempre com respeito à diversidade, ao desenvolvimento integral das pessoas e proporcionando maior equidade”, afirma Luciana Domagala, vice-presidente de pessoas e sustentabilidade da Ipiranga.

Para Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, a grande demanda por profissionais de tecnologia reforça a necessidade de iniciativas como essa. “Não é novidade que há uma escassez de profissionais no mercado de tecnologia. Por isso, esses programas são bem-vindos ao mercado, sobretudo, por focarem na capacitação de PcDs, que muitas vezes sequer tem acesso a oportunidades”, diz.

Interessados devem se inscrever nesse site até 22 de março.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.