Notícias

iPhone pode ter dados roubados por falhas no SQLite

Vulnerabilidades que afetam o SQLite, o sistema de gerenciamento de banco de dados mais utilizado globalmente, pode colocar em risco a segurança de usuários do iPhone.

Descobertas pela Check Point Research, as vulnerabilidades podem permitir que um cibercriminoso obtenha controle de um iPhone. Isto acontece pois os contatos desses dispositivos estão armazenados exatamente no SQLite.

O SQLite é utilizado em praticamente todos os sistemas operacionais. Isso inclui o iOS, Android, Windows 10, MacOS, mas também em navegadores como o Chrome, Safari e Firefox.

Por ser popular, existem muitas possibilidades de explorar vulnerabilidades nele. A Check Point criou um ambiente de demonstração no iOS aproveitando essas vulnerabilidades, e a partir disto constou que é possível evitar o mecanismo de inicialização segura da Apple para obter permissões de administrador no iPhone.

Assim, um cibercriminoso pode se apropriar destes sistemas e programas. Hoje, por exemplo, existem mais de 2,5 bilhões de usuários do Android ao redor do mundo e mais de 1.4 bilhão de usuários iOS.

Em Macs, por exemplo, algumas das senha ficam salvas neste sistema. E então, se apropriando das vulnerabilidades, um cibercriminoso pode consultar qualquer sistema que consulte um banco de dados que esteja no controle do SQLite.

Vinícius Bortoloni, especialista em cibersegurança da Check Point Brasil, diz que “é importante que o usuário leve em consideração a segurança de seus computadores e celulares”, tendo em vista que cibercriminosos podem “assumir o controle e roubar todas as informações armazenadas.”

“Até agora, consultar um banco de dados nunca foi considerado perigoso, mas nossa pesquisa mostrou que isso é possível”, informa Bortoloni. Na lista de ambientes vulneráveis, ele ainda inclui o Dropbox, softwares da Adobe, Skype.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

13 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

14 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

16 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

17 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

17 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

18 horas ago