O mercado de Internet das Coisas (IoT) deverá movimentar US$ 1,6 bilhão no Brasil em 2022, representando um crescimento de 17,6% em comparação ao ano anterior, segundo previsões da IDC Brasil. De acordo com a consultoria, em mercados emergentes (como no Brasil), as implantações visam diminuir custos e aumentar a eficiência operacional. Fatores como melhorias de segurança, ganhos de receita, satisfação dos clientes e impactos ambientais são prioritários para as empresas avaliarem o sucesso e apostarem no uso da tecnologia.
Olhando para essa grande fatia de mercado, a Intelbras aposta em diversos produtos que atendam tanto o consumidor final quanto companhias. “O mercado ainda é muito novo e até dois anos atrás eram soluções muito robustas que dependiam de cabeamento. Era um mercado muito nichado, com soluções muito caras e, muitas vezes, o cliente precisava fazer todo um projeto e uma empresa fazia toda a instalação”, explica Fabio Sebastiani, diretor da unidade negócio e especialista em IoT da empresa. Essa já não é uma realidade e grande parte dos produtos são no estilo “plug-and-play”. Ou seja, não é necessária uma instalação complexa para que funcionem.
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Ele comenta que antes esse era um público muito nichado e o grande desafio atualmente é que as pessoas entendam os benefícios e os tipos de aplicação do IoT. Geralmente, o consumo é feito por etapas: a pessoa começa comprando uma fechadura ou uma lâmpada e, vendo suas aplicações, faz outras partes de casa.
No caso da Intelbras, os produtos são divididos em quatro categorias:
“Atualmente temos 40 produtos e devemos lançar por volta de 30 novos itens ainda esse ano. Estamos desenvolvendo alguns produtos voltados para o mercado corporativo. Um bom exemplo é um item que irá ao lado do disjuntor para conseguir ver o consumo de energia”, revela Fabio.
O foco da Intelbras na unidade de negócios vai ao encontro dos últimos resultados da empresa. Em 2021, foram vendidos mais de 300 mil produtos de IoT e o crescimento entre o segundo semestre de 2021 em relação ao semestre anterior foi de 90%. Para as vendas continuarem a crescer, a companhia também investe em treinamento. São aproximadamente 14 mil pessoas treinadas na rede de revendas.
“A área de IoT é uma das grandes avenidas de investimento e crescimento da companhia. Nós entendemos que a linha IoT é um passo para crescer também em produtos que já tínhamos independentes (como fechaduras e câmeras). Mas temos o desafio de convencer quem teve uma experiência anterior ruim de que essa é uma nova forma de IoT”, finaliza Fabio.
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