Notícias

Interações via inteligência artificial mais do que dobram desde 2018

De acordo com novo relatório do Capgemini Research Institute, mais da metade dos clientes (54%) têm interações diárias habilitadas para inteligência artificial (IA) com organizações, o que representa um aumento significativo dos 21% relatados na pesquisa da empresa de 2018 sobre o assunto.

Os dados vêm do relatório “The Art of Customer-Centric Artificial Intelligence: How organizations can unleash the full potential of AI in the customer experience” (em tradução livre, “A Arte da Inteligência Artificial Centrada no Cliente: Como as organizações utilizar o pleno potencial da IA na experiência do cliente”). O levantamento revela os fatores que contribuíram para a adoção de inteligência artificial entre os clientes, incluindo o aumento da confiança na IA, nas interações humanas com IA humana, das preocupações do cliente decorrentes do Covid-19, e organizações intensificando implementações de IA.

Leia também: Gartner: ameaças de segurança para empresas estão evoluindo

A satisfação dos clientes com as interações de IA no Brasil chegou aos 62%. No entanto, os clientes brasileiros ainda sentem falta de algo que os surpreenda nas interações de IA. Além disso, o valor que os clientes brasileiros receberam das interações de IA não foi conforme suas expectativas, embora superior à média global. De qualquer forma, ao realizar uma compra, 40% dos brasileiros consultados prefere interações com IA, enquanto a média mundial está em 26%.

Outro dado interessante do levantamento é que mais de três quartos dos clientes respondentes (77%) esperam aumentar o uso de interfaces sem toque para evitar interações diretas com humanos ou telas sensíveis ao toque durante a COVID-19, com menção especial ao Brasil neste aspecto, com 71%.

“O uso de IA para a experiência do cliente veio para ficar. O COVID-19 tem sido um catalisador na mudança das organizações para a implementação de IA e as mudanças no comportamento do cliente exigidas pela crise criou uma oportunidade clara de escalar as implementações de IA”, afirma Darshan Shankavaram, chefe da Prática Global de Experiência Digital do Cliente na Capgemini.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

15 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

15 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

3 dias ago