Notícias

Inteligência artificial: impulso à demanda por data centers

O uso da Inteligência Artificial só está começando e para ela continuar avançando é necessário seguir com treinamentos, validações e a construção de modelos que tornam o uso desta “inteligência” possível. Tais processos requerem grandes volumes de dados e poder de processamento, o que, consequentemente, irá impulsionar a demanda por mais data centers.

Além do crescimento deste mercado de data center em virtude dessa demanda, podemos considerar que a IA também é utilizada para a melhoria dos processos de gestão de infraestrutura de facilities e de Tecnologia da Informação.

Sob este aspecto, para atender essa necessidade da IA em ter infraestruturas que permitam sua evolução, é recomendado que os data centers adotem, cada vez mais, ferramentas de automação, como BAS (Building Automation System) e DCIM (Data Center Infrastructure Management), integradas a sistemas especialistas.

Isso porque elas trazem agilidade à gestão, possibilitando monitorar e controlar vários aspectos de facilities, como temperatura, umidade, energia, detecção precoce de incêndio e segurança, entre outros. Logo, infraestruturas que detêm essas ferramentas mitigam riscos e, assim, possibilitam o ambiente necessário para o processamento da IA.

Leia ainda: No marketing, IA é vista como aliada da produtividade, diz RD Station

Uma outra categoria de automação em expansão nos data centers é a de processos de gestão de infraestrutura de TI, suportada por outra transformação em crescimento, a IaC (Infrastructure as Code), uma prática de gerenciamento de TI que aplica programação para desenvolver e operar o ambiente de infraestrutura de uma organização.

Com a IaC, os administradores de sistemas podem automaticamente gerenciar e provisionar recursos de tecnologia, ao invés de configurar manualmente por meio de um acesso pela console de administração.

Independente da categoria, a automação preconizará uma série de benefícios importantes em comparação à abordagem tradicional aplicada ainda em parte dos data centers. Isso significa uma maior eficiência e velocidade no provisionamento e na gestão da infraestrutura, redução do risco de erros humanos, menor exposição a falhas de segurança e melhor consistência e padronização das operações.

Com isso, o aumento da qualidade dos serviços e a redução de custos são dois benefícios centrais neste processo, além, de claro, permitir a evolução da Inteligência Artificial.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

18 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

20 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

20 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

22 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

24 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago