Notícias

Intel lança processador de 24 núcleos para computadores de alto desempenho

A Intel continua ampliando a potência de seus processadores. O lançamento da semana é um chip de 24 núcleos para computadores de alto desempenho. O Xeon E7-8890 v4 é parte da família Xeon E7-8800 v4, anunciado apenas uma semana depois que a companhia anunciou o chip 10-core para jogos, de codinome Broadwell-E.

O chip 24-core irá, em muitos casos, equipar servidores de quatro a oito soquetes. Um sistema de oito soquetes poderia ter até 192 núcleos, com suporte para até 24 TB de memória.

Cerca de 18 fabricantes de servidores estão lançando 51 sistemascom os novos processadores, disse Pat Buddenbaum, gerente geral de soluções de TI empresariais no Centro de Data Group da Intel.

A Lenovo e Dell vão lançar servidores integrados com componentes de armazenamento e de rede. Alguns servidores de outros fornecedores – provavelmente SGI e Fujitsu – poderiam ter até 32 soquetes, sendo capazes de suportar até 768 núcleos de CPU.

Sete novos modelos com 4 a 24 núcleos estão sendo introduzidos na família Xeon E7-8800 v4. Com exceção dos processadores chips Xeon Phi, os Xeon E7 são os processadores de maior desempenho da Intel hoje.

Foco em servidores

Faz algum tempo que a Intel vem colocando nos processadores Xeon. Em 2015, a empresa tinha uma quota de mercado de 99,2 por cento em servidores, de acordo com a IDC, mas já começava a ser ameaçada por servidores ARM e AMD.

A intenção da companhia é direcionar esses processadores para os mercados de Analytics e aprendizado de máquina. Servidores equipados com os novos chips podem ser combinados para criar um poderoso conjunto de Deep Learning, para análises mais precisas de grandes quantidades de dados. Podem ser usados para ajudar carros autônomos a reconhecer sinais e imagens, ou para executar algoritmos complexos para fazer correlações em genômica.

O maior foco da Intel para Xeon E7 v4 é o processamento in-memory, usado para aplicações como bancos de dados. SAP, Oracle e Microsoft, que vendem soluções de Analytics e banco de dados, estão colocando mais ênfase em processamento in-memory, porque é mais rápido. Os chips suportam memória DDR4.

Mas a família v4 Xeon E7-8800 também pode ser usada em aplicações de Internet das Coisas, ajudando a promover a tecnologia.

Os novos chips são baseados na arquitetura Broadwel. Seus soquetes são compatíveis com os chips Xeon E7 v3, o que significa que podem ser conectado a servidores existentes usando esses soquetes. O chip tem recursos de correção de erro semelhante aos do antecessor.

O 24-core Xeon E7-8890 v4 tem uma frequência de 2,2 GHz, 60 MB de cache, e 165 watts de potência. Os outros chips da família E7 8800 têm velocidades de clock de 2.1GHz a 3.2GHz, cache entre 45MB a60MB, e entre 140 watts e 165 watts de potência.

Cloud e vídeo

Semana passada, a Intel já havia apresentado uma nova família de processadores Xeon E3. O processador E3-1500 v5 assimila recursos do IrisPro Graphics P580 e entrega mais poder para processamento gráfico.

“A junção das tecnologias resulta em um melhor custo benefício para a transmissão de vídeos e permite o uso remoto de aplicativos que exigem gráficos intensos”, garante a provedora.

A Intel observa que os provedores de serviços em nuvem tradicionalmente usavam processadores de propósito geral para fornecerem suporte a vídeo, mas existe uma busca cada vez maior por soluções otimizadas que incluem processadores gráficos integrados.

A companhia indica ue os novos processadores permitem rodar conteúdo sob demanda de alta qualidade com muito mais facilidade, incluindo transmissões ao vivo e videoconferência.

Além disso, promete que as capacidades gráficas da família Xeon E3-1500 v5 permite que aplicativos 3D complexos sejam fornecidos remotamente para múltiplos dispositivos de data centers em nuvens públicas e privadas.

Recent Posts

Roubo de identidade é problema para 55% dos CISOs

Um estudo feito pela Netwrix e publicado pela Aiqon descobriu que os roubos de identidade…

11 horas ago

Cisco e Senac ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas

O Senac, em parceria com a Cisco, lança hoje (29) a 1ª Academia Fluvial do Cisco…

12 horas ago

Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud…

13 horas ago

Anthropic contrata Jan Leike, ex-OpenAI, para liderar nova equipe de superalinhamento

Após sua saída da OpenAI em meados de maio, Jan Leike, pesquisador de Inteligência Artificial,…

14 horas ago

PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários

O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de…

15 horas ago

Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações…

15 horas ago