Intel: inovação precisa de diversidade

Em painel realizado no Intel Tech Tour, na Costa Rica, empresa enfatizou compromisso com diversidade e inclusão

Author Photo
2:58 pm - 01 de fevereiro de 2024

Durante o Intel Tech Tour, realizado na Costa Rica*, um painel dedicado à diversidade e inclusão destacou os esforços e compromissos da Intel para promover uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva. O debate contou com a participação de líderes da empresa, fornecendo insights valiosos sobre como abordar desafios globais e incentivar a participação de mulheres no campo da tecnologia.

Renu Navale, vice-presidente e gerente-geral de de cidades inteligentes e infraestrutura crítica da Intel, enfatizou a importância de não apenas promover a educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também garantir a inclusão das mulheres na força de trabalho. Ela ressaltou a necessidade de dar à diversidade um assento na mesa, permitindo que diferentes perspectivas contribuam para soluções inovadoras.

“Também é vital apoiar mulheres empreendedoras e incentivar a participação equitativa na codificação, particularmente em inteligência artificial”, comentou. “Precisamos incluir mulheres na força de trabalho para que façam parte da inovação e resolvam os problemas que enfrentamos”, completou.

Ileana Rojas, gerente-geral da Intel Costa Rica, abordou a necessidade de práticas de contratação inclusivas, destacando o compromisso da Intel em garantir igualdade salarial entre homens e mulheres. Ela enfatizou a importância de programas de suporte, como a promoção de um ambiente de trabalho flexível para mães. “Precisamos de um quadro diversificado e práticas de contratação inclusivas. Na Intel, garantimos igualdade salarial e apoiamos programas para mulheres empreendedoras.”

Dados revelados durante o evento mostraram que na área de montagem e teste da Costa Rica, dos 700 diretos e 800 contratados terceiros, 27% são mulheres técnicas. No laboratório de engenharia, também na Costa Rica, 25% das mulheres possuem perfil técnico. Segundo a empresa, os números refletem o compromisso da Intel em promover a diversidade em todos os aspectos de suas operações, buscando a excelência operacional que reflete seus valores.

Gisselle Ruiz Lanza, diretora-geral da Intel para a América Latina, destacou a importância da diversidade como parte integrante da estratégia de negócios da Intel. Ela enfatizou a necessidade de colaboração entre setores público e privado para impulsionar a diversidade, especialmente em carreiras STEM. Gisselle mencionou programas específicos, como o da AI for Youth e PrograMaria no Brasil, que visa trazer mais mulheres para o setor de tecnologia. “Diversidade é parte da nossa estratégia de negócios. Colaboramos com governos e implementamos programas para aumentar a presença feminina na tecnologia”, destacou.

Falando sobre os desafios específicos enfrentados por mulheres em tecnologia, incluindo a falta de representação em órgãos de liderança, Carolyn Henry, vice-presidente e Líder de Marketing para as Américas da Intel, destacou a importância de criar soluções tecnológicas que atendam às necessidades de toda a sociedade, enfatizando a necessidade de uma abordagem multidisciplinar. “Precisamos superar o medo em torno da IA e garantir a representação de mulheres em decisões-chave. Soluções tecnológicas devem ser equitativas e abranger toda a humanidade.”

*A jornalista viajou a convite da Intel

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.