Intel anuncia Grupo de Soluções Programáveis como negócio independente

Fabricante busca dar maior autonomia para nova unidade de negócios, em busca de maior competitividade e IPO futuro

Author Photo
1:24 pm - 05 de outubro de 2023
Imagem: Shutterstock

A Intel anunciou nesta quarta-feira (4/10) a intenção de separar as operações de seu Grupo de Soluções Programáveis (PSG, na sigla em inglês) em um negócio independente.

O anúncio segue a conclusão bem-sucedida da oferta pública inicial (IPO) para o negócio Mobileye da Intel em 2022, bem como os investimentos privados anunciados pela Bain Capital Special Situations e TSMC na subsidiária de Nanofabricação da IMS da Intel em 2023. A fabricante também revelou que Sandra Rivera, vice-presidente-executiva da Intel, assumirá a liderança do PSG como CEO e Shannon Poulin foi nomeado diretor de operações.

Ao separar a operação, a Intel busca dar ao PSG mais a autonomia e flexibilidade para acelerar seu crescimento e competir de forma mais eficaz na indústria de FPGA (Field Programmable Gate Array), que atende a uma ampla variedade de mercados, incluindo data centers, comunicações, setores industriais, automotivos, aeroespaciais e de defesa.

PSG da Intel independente

As operações independentes para o PSG devem começar em 1º de janeiro de 2024, com o suporte da Intel, que espera relatar o PSG como uma unidade de negócios separada quando divulgar os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024.

As mudanças também sinalizam um IPO futuro. Em comunicado, a Intel afirmou que pretende realizar um IPO para o PSG nos próximos dois a três anos, com investidores privados para acelerar o crescimento do negócio, com a Intel mantendo uma participação majoritária.

“Nossa intenção de estabelecer o PSG como um negócio independente e buscar uma IPO é mais um exemplo de como estamos consistentemente desbloqueando mais valor para nossos stakeholders. Isso dará ao PSG a independência necessária para continuar crescendo no mercado de FPGA, diferenciando-se com capacidade e resiliência de suprimentos da IFS, e permitindo que as equipes de produtos da Intel se concentrem em nosso core business e estratégia de longo prazo”, disse o CEO da Intel, Pat Gelsinger. “Sandra provou sua competência ao revigorar a área de data center e Inteligência Artificial da Intel, colocando-a em um caminho para o sucesso. Estou confiante de que ela trará ao PSG a mesma dedicação, energia e comprometimento com o cliente.”

A Intel destaca que Sandra foi fundamental para colocar o negócio de Data Center e IA da Intel de volta ao caminho da liderança e crescimento, com uma estratégia de produto mais competitiva, ênfase na entrega de valor ao cliente e foco forte na execução disciplinada. A executiva possui um histórico de impulsionar transformações de alto impacto, que se estende à sua liderança no Grupo de Plataformas de Rede, onde avançou em maneiras inovadoras de integrar silício e software para criar maior valor ao cliente e evoluir a infraestrutura de rede para soluções baseadas na Intel.

A companhia também destaca que já iniciou um extenso processo de busca interna e externa por um novo líder para a área de Data Center e Inteligência Artificial. Até que essa pessoa seja identificada, Sandra continuará liderando a área de Data Center e Inteligência Artificial.

“Este é um dia incrivelmente emocionante para mim e para a equipe do PSG. Restabelecer o PSG como um negócio independente nos permitirá liberar todo o nosso potencial enquanto buscamos a liderança nessa parte exigente e essencial da indústria de semicondutores”, disse Sandra. “Nossa relação estratégica com a Intel continuará sendo uma vantagem, pois nos dá máxima flexibilidade na forma como abordamos mercados em rápido crescimento, como automotivo, data center e comunicações.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.