Notícias

Intel adquire Granulate para oferecer redução de custos de infraestrutura e nuvem

A Intel Corporation anunciou nesta sexta-feira (01) um acordo para aquisição da Granulate Cloud Solutions, desenvolvedora israelense de software de otimização contínua em tempo real. A transação deve ser concluída no segundo trimestre de 2022 e não teve seu valor divulgado.

Com a compra, a Intel espera que a Granulate possa ajudar clientes de nuvem e data center a maximizar desempenho da carga de trabalho e a reduzir custos de infraestrutura e nuvem. Os cerca de 120 funcionários da Granulate também serão integrados à unidade de negócios de Datacenter e IA da Intel.

“Os clientes de nuvem e data center de hoje exigem software escalável e de alto desempenho para aproveitar ao máximo suas implantações de hardware”, disse Sandra Rivera, vice-presidente executiva e gerente geral do Datacenter and AI Group da Intel. “O software de otimização autônoma de ponta da Granulate pode ser aplicado a cargas de trabalho de produção sem exigir que o cliente faça alterações em seu código, gerando valor otimizado de hardware e software para cada cliente de nuvem e data center.”

Segundo a Intel, embora a computação em nuvem e os microsserviços tenham criado flexibilidade em aplicativos distribuídos e escalabilidade de implantação, arquiteturas modernas introduziram problemas de desempenho mais complexos que não são facilmente gerenciados por sistemas operacionais e tempos de execução tradicionais.

Clientes que implantam distribuições Linux mais antigas e bibliotecas de aplicativos que não estão atualizadas com os avanços mais recentes nas CPUs de alto desempenho atuais. O serviço de otimização autônoma da Granulate busca resolver esses problemas, reduzindo a utilização da CPU e latências de aplicativos.

“Juntamente com a Intel, acreditamos que podemos ajudar os clientes a obter reduções de custos significativas e cinco vezes o rendimento em cargas de trabalho”, disse Asaf Ezra, cofundador e CEO da Granulate.

O relacionamento entre Intel e Granulate começou no final de 2019, quando a Granulate fez parte da primeira turma de formandos do Intel Ignite, o programa de aceleração de startups da Intel. No ano passado, a Intel e a Granulate trabalharam juntas sob um acordo comercial para colaborar na otimização da carga de trabalho nas implantações do Xeon.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

5 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

18 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

1 dia ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 dia ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

2 dias ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

2 dias ago