Intel adquire Granulate para oferecer redução de custos de infraestrutura e nuvem

Desenvolvedora israelense opera software de otimização contínua em tempo real. Valor da aquisição não foi revelado

Author Photo
2:19 pm - 01 de abril de 2022
intel

A Intel Corporation anunciou nesta sexta-feira (01) um acordo para aquisição da Granulate Cloud Solutions, desenvolvedora israelense de software de otimização contínua em tempo real. A transação deve ser concluída no segundo trimestre de 2022 e não teve seu valor divulgado.

Com a compra, a Intel espera que a Granulate possa ajudar clientes de nuvem e data center a maximizar desempenho da carga de trabalho e a reduzir custos de infraestrutura e nuvem. Os cerca de 120 funcionários da Granulate também serão integrados à unidade de negócios de Datacenter e IA da Intel.

“Os clientes de nuvem e data center de hoje exigem software escalável e de alto desempenho para aproveitar ao máximo suas implantações de hardware”, disse Sandra Rivera, vice-presidente executiva e gerente geral do Datacenter and AI Group da Intel. “O software de otimização autônoma de ponta da Granulate pode ser aplicado a cargas de trabalho de produção sem exigir que o cliente faça alterações em seu código, gerando valor otimizado de hardware e software para cada cliente de nuvem e data center.”

Segundo a Intel, embora a computação em nuvem e os microsserviços tenham criado flexibilidade em aplicativos distribuídos e escalabilidade de implantação, arquiteturas modernas introduziram problemas de desempenho mais complexos que não são facilmente gerenciados por sistemas operacionais e tempos de execução tradicionais.

Clientes que implantam distribuições Linux mais antigas e bibliotecas de aplicativos que não estão atualizadas com os avanços mais recentes nas CPUs de alto desempenho atuais. O serviço de otimização autônoma da Granulate busca resolver esses problemas, reduzindo a utilização da CPU e latências de aplicativos.

“Juntamente com a Intel, acreditamos que podemos ajudar os clientes a obter reduções de custos significativas e cinco vezes o rendimento em cargas de trabalho”, disse Asaf Ezra, cofundador e CEO da Granulate.

O relacionamento entre Intel e Granulate começou no final de 2019, quando a Granulate fez parte da primeira turma de formandos do Intel Ignite, o programa de aceleração de startups da Intel. No ano passado, a Intel e a Granulate trabalharam juntas sob um acordo comercial para colaborar na otimização da carga de trabalho nas implantações do Xeon.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.