A inovação disruptiva e a competitividade empresarial no cenário de transformação digital

Em um cenário de tamanha evolução, é fundamental saber lidar com a concorrência e manter esforços com a visão de estar à frente

Author Photo
11:00 am - 26 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

A cada minuto, somos surpreendidos com uma nova realidade tecnológica que transforma as rotinas das pessoas e, principalmente, das empresas mundo afora. A transformação digital remodela os negócios de uma forma dinâmica, o que permite às organizações adotarem novas tecnologias e processos que revolucionam seus modelos de operação.

A automação de tarefas repetitivas, a personalização de produtos e serviços e a criação de novas formas de interação com os clientes são alguns dos efeitos gerados por esse movimento. Muito além de aumentar a eficiência, essas mudanças também abrem caminho para inovações que podem transformar setores por completo. Mas como manter-se competitivo nesse cenário em movimento?

Veja também: Marga Hoek: Como o Brasil pode se tornar uma potência verde 

Primeiro, precisamos entender o que já pode ser feito para impactar o dia a dia das empresas. Comecemos pela automação de tarefas repetitivas. Hoje, uma série de ferramentas como robôs de software e inteligência artificial (IA) já são capazes de executar tarefas rotineiras de forma mais rápida e até mesmo mais precisa do que os humanos, o que fornece às empresas a capacidade de redirecionar os colaboradores para tarefas que exigem o pensamento crítico e a criatividade.

Isso não apenas aumenta a produtividade, mas também pode melhorar a qualidade do trabalho ao reduzir inconsistências. Ao olharmos para o lado financeiro, é uma movimentação que pode economizar bastante na mitigação de erros.

A personalização de produtos e serviços é outra área onde a transformação digital causa impactos significativos. Com o uso de big data e análise de dados, as empresas podem entender melhor as necessidades e preferências de seus clientes, o que permite a criação de ofertas personalizadas que atendem de maneira mais eficaz às demandas dos consumidores. Isso não apenas melhora a satisfação do cliente, mas também pode levar a um aumento na lealdade e nas vendas. É mais uma maneira inteligente de usar a tecnologia disruptiva ao seu favor.

Novas formas de interação com os clientes também são possibilitadas pela transformação digital. Com o uso de canais digitais como redes sociais, aplicativos móveis e chatbots para se comunicar com os clientes, as empresas conseguem aproximar-se desse público de modo mais direto e eficiente. Essas interações digitais permitem um atendimento mais rápido e personalizado, o que melhora a experiência e fortalece o relacionamento com a marca.

Pesquisa da consultoria Grant Thornton revela que as empresas de médio porte brasileiras devem aumentar os investimentos em TI no ano como estratégia para alavancar os negócios, ganhar competitividade e reduzir custos. Esse estudo ouviu 5 mil líderes empresariais de 28 países, sendo o empresário brasileiro o segundo lugar entre os que mais planejam investir na área, com 80% de respostas positivas. Ao avaliarmos o contexto de competitividade, é um dado muito relevante e que desafia a quem pretende ser indiferente ao setor.

Por isso, empresas que contratam tecnologias de ponta, modernas e com grande capacidade de desempenho, escalabilidade e segurança se destacam. Uma ampla variedade de tecnologias pode impulsionar a transformação digital e a inovação em outras empresas, além de melhorar sua eficiência, reduzir custos, aumentar a produtividade e inovar em seus processos e produtos.

Em um cenário de tamanha evolução, é fundamental saber lidar com a concorrência e manter esforços com a visão de estar à frente. Entender o que o seu público precisa é um passo fundamental – e a tecnologia também é uma aliada nesse aspecto. Cabe aos líderes mais antenados o desafio de manterem-se competitivos e atentos ao que a evolução digital que presenciamos pode oferecer.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Marcelo Schunck

Marcelo Schunck é diretor de Soluções de Transformação Digital da Positivo Tecnologia, empresa que conta com parcerias globais como a Supermicro para oferecer serviços avançados de tecnologia às empresas brasileiras

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.