Notícias

Indústria 4.0 impulsiona procura por cursos técnicos, diz Senai

De olho nas possibilidades profissionais trazidas pela transformação digital da indústria, comumente chamada de indústria 4.0, os alunos de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, colocaram cursos como automação industrial (4º mais escolhido) e eletroeletrônica (8º) entre os 20 mais procurados em 2020.

Os números fazem parte de dois estudos da entidade: o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 e o Ocupações do pós-Covid-19. Também tiveram alta demanda em 2020 os cursos de mecatrônica (5º), desenvolvimento de sistemas (9º), logística (11º) e redes de computadores (15º).

No total foram 166.786 matrículas em cursos técnicos e 223.133 em cursos de qualificação profissional voltados para as necessidades da indústria como um todo. O setor emprega 9,7 milhões de pessoas – ou 20,4% do total de empregos formais do país, segundo o Senai.

Leia mais: Microsoft lança cursos gratuitos para capacitar 100 mil mulheres

“Apesar de ter sido um ano atípico, a procura pela formação técnica e por esses cursos mostra que o brasileiro, e o jovem especialmente, sabe que tem um leque maior de atuação ao escolher ocupações consideradas essenciais, ou transversais como chamamos”, explica em comunicado Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai. “Mas também temos aqueles que buscam se especializar e estão de olho nas tendências.”

Segundo o executivo, todas as 28 áreas da indústria – desde alimentos e automotiva até telecomunicações e energia – precisam de profissionais qualificados para lidar com desafios tecnológicos. Ao definir o portfólio e o currículo dos cursos, o Senai avalia demanda e projeções do mercado de trabalho para os próximos anos.

Formação técnica

Segundo o Senai, os cursos de formação técnica, de menor duração e mais alinhados às necessidades do mercado de trabalho que o ensino superior tradicional, foi a opção da maioria dos brasileiros que buscaram a entidade para se qualificar em 2020. Jovens entre 16 e 23 anos representaram 50,8% (84.770) das matrículas.

Ainda que o percentual diminua conforme a faixa etária avança, 14.168 pessoas com mais de 41 anos viram no curso técnico a oportunidade de se reinventar ou garantir emprego em um ano de pandemia. Esses cursos têm duração de no mínimo 800 horas, ou 1 ano, podendo chegar a 3 anos. O aluno deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Para garantir a manutenção do calendário, as escolas realizaram a parte teórica dos cursos com Ensino a Distância (EaD), simuladores 2D e 3D e conteúdo multimídia audiovisual.

O Senai oferece 71 cursos técnicos. Abaixo é possível conferir os 20 mais requisitados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

3 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

5 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

5 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

7 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

9 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

10 horas ago