Indústria 4.0 impulsiona procura por cursos técnicos, diz Senai

Entre os 20 cursos mais concorridos de 2020 aparecem opções como automação industrial, eletroeletrônica e desenvolvimento de sistemas

Author Photo
4:18 pm - 11 de março de 2021

De olho nas possibilidades profissionais trazidas pela transformação digital da indústria, comumente chamada de indústria 4.0, os alunos de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, colocaram cursos como automação industrial (4º mais escolhido) e eletroeletrônica (8º) entre os 20 mais procurados em 2020.

Os números fazem parte de dois estudos da entidade: o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 e o Ocupações do pós-Covid-19. Também tiveram alta demanda em 2020 os cursos de mecatrônica (5º), desenvolvimento de sistemas (9º), logística (11º) e redes de computadores (15º).

No total foram 166.786 matrículas em cursos técnicos e 223.133 em cursos de qualificação profissional voltados para as necessidades da indústria como um todo. O setor emprega 9,7 milhões de pessoas – ou 20,4% do total de empregos formais do país, segundo o Senai.

Leia mais: Microsoft lança cursos gratuitos para capacitar 100 mil mulheres

“Apesar de ter sido um ano atípico, a procura pela formação técnica e por esses cursos mostra que o brasileiro, e o jovem especialmente, sabe que tem um leque maior de atuação ao escolher ocupações consideradas essenciais, ou transversais como chamamos”, explica em comunicado Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai. “Mas também temos aqueles que buscam se especializar e estão de olho nas tendências.”

Segundo o executivo, todas as 28 áreas da indústria – desde alimentos e automotiva até telecomunicações e energia – precisam de profissionais qualificados para lidar com desafios tecnológicos. Ao definir o portfólio e o currículo dos cursos, o Senai avalia demanda e projeções do mercado de trabalho para os próximos anos.

Formação técnica

Segundo o Senai, os cursos de formação técnica, de menor duração e mais alinhados às necessidades do mercado de trabalho que o ensino superior tradicional, foi a opção da maioria dos brasileiros que buscaram a entidade para se qualificar em 2020. Jovens entre 16 e 23 anos representaram 50,8% (84.770) das matrículas.

Ainda que o percentual diminua conforme a faixa etária avança, 14.168 pessoas com mais de 41 anos viram no curso técnico a oportunidade de se reinventar ou garantir emprego em um ano de pandemia. Esses cursos têm duração de no mínimo 800 horas, ou 1 ano, podendo chegar a 3 anos. O aluno deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Para garantir a manutenção do calendário, as escolas realizaram a parte teórica dos cursos com Ensino a Distância (EaD), simuladores 2D e 3D e conteúdo multimídia audiovisual.

O Senai oferece 71 cursos técnicos. Abaixo é possível conferir os 20 mais requisitados.

cursos tecnicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.