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Indisponibilidade do iCloud: viva pelo serviço, morra pelo serviço

Cada vez que experimentamos qualquer forma de interrupção de servidor, seja Apple iCloud, Spotify, Slack, Verizon, Google ou Peloton, somos lembrados de que todos devem ter várias camadas de backup para manter os dados e garantir que os principais serviços ainda funcionam quando os servidores caem.

Você tem experiência?

A grande interrupção da Apple na segunda-feira (21) supostamente fez com que a equipe da Apple Store sofresse falhas em seu software interno de negócios. Para acompanhar as vendas e os pedidos, eles precisavam usar lápis, papel e um pouco de concentração. A certa altura, imagens circularam nas redes sociais que pretendiam mostrar a equipe da loja tentando acompanhar as transações enquanto os sistemas baseados em servidor da Apple estavam off-line.

O negócio de lojas da Apple parece ser um caso liderado pelo servidor, e isso é perfeitamente normal. Quando você considera a natureza fluida da cadeia de suprimentos da empresa, suas equipes de operações certamente precisam manter um olhar atento sobre onde o produto está se movendo pelo sistema.

Data analytics no varejo é usada de maneiras muito além de gerenciamento de estoque. Mas mergulhar fundo nas informações coletadas nas lojas – principalmente para uma operação multinacional e omnicanal como a da Apple – ajuda as empresas a identificar e responder rapidamente a falhas de produtos, vulnerabilidades de segurança, fraudes, preferências de vendas sazonais e muito mais.

Essa eficiência digital é o motivo pelo qual as empresas investem em sistemas baseados em servidor, embora no caso da Apple pareça que a empresa pode não ter dado ênfase suficiente à redundância do sistema.

O negócio da quarentena

Pense nisso desta maneira. O que aconteceu com o iCloud afetou uma série de serviços da empresa. App Store, Music, Arcade, Apple Pay, School Manager, AppleCare, iCloud Mail, iMessage, iTunes Store, e iWork for iCloud foram todos atingidos.

Parece que até 28 dos serviços públicos da Apple (e um número desconhecido de seus próprios sistemas internos) podem ter sido afetados. As interrupções foram resolvidas com relativa rapidez, mas expuseram a falta de garantias de nível de serviço da Apple em torno de seus produtos on-line voltados para o consumidor.

Ao comprar serviços em nuvem voltados para empresas, os SLAs estão entre as primeiras coisas que os compradores de TI precisam ver. O fato de tantos serviços terem sido afetados sugere que a Apple pode não ter construído redundância suficiente; o que deve acontecer se alguns serviços forem impactados, outros não, porque os sistemas ou alternam automaticamente para backups ou atendem a funções diferentes de locais diferentes, mantendo a quarentena. Vale a pena notar que o problema pode emanar de um fornecedor de servidor terceirizado que a Apple às vezes usa.

Os espectadores atentos notarão que o problema surgiu quando os governos dos Estados Unidos e União Europeia alertaram os usuários empresariais para reforçar sua segurança para se proteger contra quaisquer ataques digitais patrocinados or estados-nações, à medida que a crise após a agressão da Rússia na Ucrânia continua a aumentar. O provedor de serviços de autenticação Okta relatou uma violação digital hoje, que pode estar relacionada a esse ambiente de ameaças.

Não sabemos se a Apple teve um problema de segurança. Parece improvável, como um relatório da Bloomberg afirma, que a empresa tenha dito aos funcionários que envolvia problemas no sistema de nomes de domínio/DNS. A extensão do erro sugere que esses problemas podem ter sido graves.

Isso possibilita que uma atualização para um sistema ou serviço interno dê errado, ou que erros surjam à medida que novos servidores foram adicionados à rede da Apple. A Apple pode estar aprimorando os serviços existentes ou inserindo as bases para um serviço novo e não anunciado. Talvez uma tentativa de ataque tenha sido feita, embora a Apple não tenha dito isso.

De certa forma, por que a interrupção aconteceu não importa. O que importa é o que nos diz sobre a preparação para incidentes desse tipo.

Esteja preparado

Meramente porque um problema não é provável de ocorrer, não significa que nunca ocorrerá. É por isso que qualquer empresa que confia em sistemas baseados em nuvem deve garantir que tenha planos de contingência para orientar o gerenciamento consistente quando os sistemas falharem.

Este é particularmente o caso em um ambiente de alto risco de segurança on-line. Neste momento, todas as empresas já devem estar implantando sistemas de backup para lidar com as consequências de qualquer ataque bem-sucedido.

É a coisa inteligente a se fazer – e os consumidores devem adotar estratégias semelhantes.

O iCloud deve ser uma das várias maneiras de proteger as informações de uma pessoa. Backups regulares mensais, semanais e diários usando o Time Machine, unidades externas e/ou serviços de armazenamento de arquivos alternativos altamente seguros on-line devem fazer parte da rotina de backup de todas as pessoas. Box, Dropbox, OneDrive, Egnyte, iDrive, pCloud e outros oferecem opções de armazenamento gratuitas ou pagas onde você pode fazer backup de seus dados.

Os serviços são mais difíceis de substituir, mas, via de regra, faz sentido garantir que seus sistemas de negócios essenciais continuem funcionando quando estiverem off-line, mesmo que apenas parcialmente.

Embora pareça inevitável que a inteligência acabe passando de baseada em servidor para baseada em borda, é uma jornada que levará tempo – até a Siri só recentemente está se tornando mais capaz de trabalhar off-line.

Enquanto isso, se você vive pelo serviço baseado em nuvem, morrerá pelo serviço baseado em nuvem. Portanto, é aconselhável construir redundância e desenvolver planos de contingência para estar o mais preparado possível quando ocorrer um desastre.

Afinal, se os próprios sistemas de negócios da Apple podem falhar, aqueles em que você confia também podem. Você já deve saber o que fará quando, não se, eles falharem.

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