Índia bane TikTok e outros 58 aplicativos chineses

País é o maior mercado estrangeiro consumindo tecnologia chinesa e impacto pode afetar relação

Author Photo
1:00 pm - 03 de julho de 2020

O governo indiano anunciou nesta semana a proibição de 59 aplicativos desenvolvidos por empresas chinesas, sob a justificativa de que os apps poderiam estar ameaçando a segurança nacional e defesa do país, abrindo um impasse entre as duas nações mais populosas do mundo.

Entre os produtos proibidos pelo Ministério de Eletrônicos e Tecnologia da Informação indiano, está o TikTok da ByteDance, que tem no país o maior mercado externo. Além do app que é febre no momento, a Xiaomi, maior vendedor de smartphones na Índia, o grupo Alibaba e outros gigantes perderam o alcance no mercado indiano.

Confira a lista completa dos aplicativos:

Lista de aplicativos chineses banidos na Índia

É a primeira vez que o segundo maior mercado da internet do mundo, com cerca de metade da população de 1.3 bilhões de pessoas, retirou do mercado produtos sob a alegação de virem de um país específico.

A capital, Nova Deli, disse que a equipe responsável por monitorar emergências cibernéticas recebeu diversos alertas com preocupações referentes a segurança de dados e violações de privacidade, o que afeta a ordem pública.

O governo de Nova Deli também informou que recebeu relatórios com informações de aplicações no sistema Android e iOS que estavam roubando e transmitindo dados dos usuários, sem autorização, para servidores estrangeiros.

Impacto

Tarun Pathak, analisa da empresa de pesquisas Counterpoint, explicou ao TechCrunch que um em cada três pessoas com smartphones serão afetadas. Serviços como TikTok, Club Factory e UC Browser, contabilizavam mais de 500 milhões de usuários ativos no mês de maio, segundo informações de uma das principais empresas de informações móveis.

Também foi compartilhado com o TechCrunch que 27 dos 59 aplicativos estavam entre as mil aplicações Android na Índia no em maio.

Os detalhes da proibição ainda não estão totalmente claros, nem como os provedores de internet e os fabricantes dos sistemas operacionais devem seguir a regra.

O Google disse ao TechCrunch que não havia sido notificado pela capital indiana e que estava analisando o pedido. Normalmente, existem pedidos de remoção de aplicativos.

Contexto

A decisão é o mais novo impasse entre as nações depois de um confronto iniciado pelos países, que fazem fronteira, no mês de junho.

Desde então, o já existente sentimento anti-China aumentou de forma significativa, sendo bem perceptível nas redes sociais como no Twitter, onde é possível ver postagens de pessoas destruindo smartphones e outros produtos chineses.

Os fabricantes chineses de celulares possuem mais de 80% do mercado indiano, o segundo maior do mundo. E as remessas industriais, vindas do país mais ao leste, também têm sido interrompidas nas alfândegas da Índia.

Analistas disseram ao site TechCrunch que a medida foi surpreendente e que causará um grande impacto nas empresas da China, ao mesmo tempo que prejudica também diversos indianos que trabalham direta ou indiretamente para os aplicativos.

Na semana anterior, um aplicação chamada “Remove China apps” se popularizou no país de maioria hindu por remover do smartphone apps mantidos por empresas de desenvolvimento chinesas. O Google, outra vez, agiu e removeu ele da loja, afirmando que o programa violava diretrizes.

Investimentos na Índia

No mês de abril, a política de investimento estrangeiro na Índia foi alterada, exigindo que todos países vizinhos buscassem aprovação em Nova Deli para futuras ações.

O Departamento de Promoção da Indústria e Comércio Interno adotou a medida para barrar aquisições oportunistas de empresas indianas com dificuldades durante a pandemia.

Mas não é a primeira vez que o TikTok é bloqueado no vizinho. Ano passado, o app foi banido por uma semana e a ByteDance declarou na justiça que perdia mais de US$ 500 mil por dia. A empresa se manifestou hoje, 30, afirmando que trabalha para cumprir as medidas de Nova Deli.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.