A importância da inteligência artificial em pesquisas
IA tem o potencial de revolucionar análises e impulsionar capacidade de produzir estatísticas socioeconômicas e demográficas
O uso dos benefícios da incorporação da Inteligência Artificial (IA) em trabalhos de pesquisa já é uma realidade, sobretudo pelo seu potencial de revolucionar a forma como são elaboradas as análises e impulsionar a capacidade de produzir estatísticas socioeconômicas e demográficas de alta qualidade.
Ainda que a IA não substitua a expertise humana, ela atua como uma poderosa ferramenta complementar, ampliando as capacidades de trabalho e aprimorando os processos de tomada de decisão. Na Fundação Seade, que atua há 44 anos com elaboração de pesquisas nas áreas de economia, demografia e social, temos o objetivo de trazer a inovação para nossa produção.
Com sucesso, já implementamos as técnicas de Machine Learning para otimizar nossos sistemas e melhorar a eficiência na geração de dados. A colaboração entre a área de Tecnologia da Informação e a área de Demografia do Seade permitiu integrar imensas quantidades de dados e imagens de Declarações de Nascidos Vivos (DNV) e Declarações de Óbito (DO) em nosso Sistema de Estatísticas Vitais (SEV).
Leia também: TI está impulsionando novos esforços de sustentabilidade empresarial
Esta solução, inovadora, se mostrou exitosa e resultou em ganhos significativos de tempo e eficiência. Com a aplicação de IA e o aprendizado contínuo dos computadores, agora essas informações são difundidas, para instituições como o IBGE, em torno de 6 vezes mais rápido, conferindo mais agilidade e efetividade à tomada de decisões baseadas em dados atualizados e confiáveis.
Muitas outras vantagens ainda são oferecidas pela IA: a automatização de tarefas rotineiras e repetitivas libera tempo para as equipes se concentrarem em análises de maior complexidade e no desenvolvimento de insights estratégicos. Também possibilita a previsão e projeção de cenários futuros; a geração de visualizações interativas de dados e compartilhamento de soluções com outras instituições de pesquisa e parceiros, fortalecendo o papel do Seade como referência em produção de dados, informações e indicadores.
Com a incorporação dela em nossos trabalhos e visando liderar a produção de estatísticas de qualidade, enfrentaremos os desafios futuros de forma mais eficiente e precisa. O aprimoramento das tecnologias de IA e a implementação de suas aplicações em diferentes áreas do Seade serão uma constante. Aproveitando seu potencial transformador, seguiremos promovendo um ambiente de inovação e aprendizado contínuos, consolidando nosso pioneirismo e aplicando as possibilidades em nossos trabalhos de pesquisa.
* Marcelo Moreira é diretor adjunto de comunicação, tecnologia e informação da Fundação Seade
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!