All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Negócios
Notícias

Transmissão de dados via laser é o foco da LaserBit

Empresa formada a partir de uma joint venture entre companhias da Grã Bretanha, Estados Unidos e Hungria, a LaserBit chega ao país através de representação de empresas como a Elma Telecomunicações na área da Telemar. Foco são as espelhinhos,os provedores de acesso à Internet e redes corporativas. Vicom ou Splice serão as representantes em São Paulo.

De acordo com Antonio Carlos da Fonseca, superintendente industrial da Elma Telecomunicações, a empresa será a responsável pelas negociações da LaserBit na área da Telemar. "Estamos buscando as espelhinhos que precisam de infra-estrutura de fácil instalação para operar. Também estamos negociando com provedores de acesso, especialmente, os voltados para condomínios e redes corporativas. Vamos vender equipamentos, não serviços", destaca o executivo.

A transmissão de comunicação em alta velocidade via laser é recente e ainda ganha presença no mercado europeu e nos Estados Unidos, revela Zsolt Tereckzki, diretor de tecnologia e planejamento da LaserBit, que esteve no Brasil para o lançamento da companhia.

Como qualquer nova tecnologia, o laser ainda supera obstáculos. Entre eles, a questão da distância, já que a transmissão não pode superar os cinco quilômetros. " Mas, como é uma transmissão ponto a ponto. Ela pode ser retransmitida sem perda de qualidade", assegura Antonio Carlos Fonseca.

A transmissão de dados por laser é realizada pelo envio de um sinal de luz codificado dentro de um domínio de frequência do infravermelho a uma velocidade que pode variar de 2Mbps a 155Mbps. O meio permite a transmissão de sinais em banda larga sem fio para internet, intranet, celulares, telefonia fixa, SMP.

"O laser será, dentro de muito pouco tempo, a melhor alternativa para a última milha nas telecomunicações. Ela irá rivalizar com o cobre", assegura Tereckzki.

Criada em 1999, essa é a primeira iniciativa da LaserBit no mercado latino-americano. A expectativa da empresa, que prefere atuar no mercado através de representantes, é vender 4.000 links em 2002. Para isso, contratos de financiamento estão sendo negociados.

"Sabemos das dificuldades dos provedores, das espelhinhos em obter financiamento. Essa pode ser uma alternativa para ganharmos mercado", revela Fonseca, da Elma Telecomunicações. A empresa planeja investir R$ 2 milhões em marketing, representação, logística, treinamento e em pesquisa. "Estamos negociando um acordo com a Faperj, para que ela interligue seus sites com os nossos equipamentos", complementa.

No ano passado, a LaserBit recebeu um aporte de capital da ordem de US$ 6 milhões de empresas como a Intel Capital e Sandler Holding Capital e Tecnologies.

As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Next Citibank investe na prestação de serviços de e-business »
Previous « Creci-SP e Telefônica lançam portal imobiliário
Leave a Comment
Share
Published by
Redação
25 anos ago

    Related Post

  • Para CEO da BuildBox, IA vai assumir o papel do Microsoft Office nas empresas
  • IA deixa fase de testes e ganha prioridade no mercado brasileiro de software, diz Abes
  • Custos de IA expõem problema de contexto e elevam gastos corporativos, diz Forrester

Recent Posts

  • Notícias

Para CEO da BuildBox, IA vai assumir o papel do Microsoft Office nas empresas

No segundo dia do IT Forum Na Mata com oferecimento BuildBox, realizado na sexta-feira (12)…

7 minutos ago
  • Artigos

O Brasil pode liderar a era da IA ou escalar o caos digital

Por Leandro Cesar Lopes O Brasil pode estar mais preparado para a era da inteligência…

1 hora ago
  • Notícias

IA deixa fase de testes e ganha prioridade no mercado brasileiro de software, diz Abes

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) apresentou nesta segunda-feira (15) a segunda parte…

2 horas ago
  • Notícias

Custos de IA expõem problema de contexto e elevam gastos corporativos, diz Forrester

O crescimento dos gastos com inteligência artificial (IA) pode estar menos relacionado ao uso dos…

2 horas ago
  • Notícias

Lenovo nomeia Claudio Stopatto como general manager de ISG para a América Latina

A Lenovo anunciou, nesta segunda-feira (15), a nomeação de Claudio Stopatto para o cargo de…

4 horas ago
  • Notícias

Morre Rege Romeu Scarabucci, ex-integrante do CPqD e do projeto GIGA

Faleceu neste final de semana o pesquisador Rege Romeu Scarabucci. Ao longo de mais de…

7 horas ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L